Comitiva do TJ-SC visita Piauí para conhecer rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Comitiva do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), chefiada pela desembargadora Salete Silva Sommariva, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-SC, realizou visita técnica ao Piauí para conhecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher do Estado. Nesta segunda-feira (18), a equipe visitou a Coordenadoria da Mulher do TJ-PI. Encerrando a programação, a equipe do TJ-SC esteve hoje no Palácio de Karnak para tratar sobre a implantação do aplicativo Salve Maria em Santa Catarina.

Em visita à Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, a comitiva do TJ-SC foi recebida pelo coordenador Estadual, desembargador José James Pereira, pela juíza auxiliar da 5ª Vara Criminal da comarca de Teresina (Juizado Maria da Penha), magistrada Ana Lúcia Terto, além de assessores das duas unidades.

Durante a visita técnica à Coordenadoria, foram apresentadas as estratégias que estão sendo desenvolvidas com o objetivo de dar celeridade ao andamento de processo que envolvem esta matéria, assim como ações que contribuem para o enfrentamento ao fenômeno da violência contra a mulher. Também foi repassado material educativo utilizado pelas equipes técnicas para o desenvolvimento de suas ações.

Um dos objetivos da visita ao Piauí foi conhecer o aplicativo Salve Maria, desenvolvido pelo Governo do Estado. Trata-se de uma tecnologia aliada no combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Mais de 8 mil pessoas no estado já baixaram o aplicativo e, desde março de 2017, ele já foi acionado em 27 cidades do Piauí. 

Hoje conhecemos o aplicativo e agora vamos estudar de que forma vai ser aplicado lá (em Santa Catarina). É uma ferramenta de primeiro mundo pela maneira como foi desenvolvida, pela praticidade e pelo alcance que tem. Vamos nos empenhar para que esse projeto comece a funcionar o mais rápido possível e faremos a divulgação para que outros estados possam implementar esse aplicativo tão importante, que permite que muitas marias sejam salvas”, pontuou a desembargadora Salete Silva.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, destacou que o Piauí ainda é um estado machista e que é necessário enfrentar o problema por meio de ações que evitem a crescente onda de violência contra a mulher. “Há pouco tempo as piauienses tinham que recorrer a delegacias comuns para relatar crimes. Hoje, elas têm o amparo do aplicativo Salve Maria e das delegacias especializadas, sem possibilidade de constrangimento. É um trabalho digno de elogio”, disse.

A delegação de Santa Catarina manifestou interesse pelo Salve Maria e nós colocamos à disposição para a celebração de parceria. Parcerias entre os estados brasileiros são fundamentais e quem ganha é o povo, nesse caso, de modo especial, as mulheres, que começam a vencer uma tradição machista de violência contra a mulher”, destacou o governador Wellignton Dias.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email