Início » Corregedoria » Corregedoria Geral de Justiça do Piauí finaliza curso de Administração Judicial Aplicada

Corregedoria Geral de Justiça do Piauí finaliza curso de Administração Judicial Aplicada

 
 

Nesta terça (27) foi finalizada a última monitoria do curso de Administração Judicial Aplicada promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí. O curso tem o objetivo de aperfeiçoar a gestão das unidades judiciárias de primeiro grau e foi ministrado pelo Dr. Carlos Henrique Borlido Addad, juiz federal da Seção Judiciária de Minas Gerais e pelo professor Luís Antônio Capanema Pedrosa. A realização da monitoria finaliza os 6 ciclos do curso que tiveram início em março de 2020.

Vinte unidades judiciárias participaram do curso na modalidade EAD e onze na modalidade de implantação prática, totalizando 238 participantes ativos na plataforma virtual, entre Magistrados e servidores. Segundo Maria do Socorro Costa Carvalho, secretária da 2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina, a metodologia utilizada pelos instrutores do curso foi um grande diferencial. “O curso de administração judicial do Instituto AJA foi um dos melhores cursos já proporcionados pela CGJ. O método utilizado pelos instrutores proporciona a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, estimula a execução de novas atividades e de boas técnicas e estratégias que melhoram a interação dos servidores e magistrados com as interfaces utilizadas e também o trabalho de não conformidades de maneira aberta e saudável. Tudo isso foi inserido na nossa rotina e a mudança na forma de gerir a 2ª Vara da Infância de Teresina já pode ser observada.”

Para a Dra. Júnia, juíza titular da 4ª Vara Criminal da Comarca de Teresina, o curso foi essencial para a diminuição de entraves no processo produtivo da unidade, “Com o curso, podemos afirmar que estamos conhecendo a nossa unidade, as nossas dificuldades, trabalhando com estatísticas estamos identificando os gargalos e de forma objetiva, estamos enxergando o resultado que queremos alcançar, fazendo isso com planejamento, estabelecimento de metas e execução dessas metas, trazendo satisfação aos jurisdicionados, aos servidores e a esta magistrada. Com planejamento, conseguimos produzir mais”.

A adoção das novas práticas após a realização do curso tem resultado em um melhor desempenho das equipes de magistrados e servidores que passaram a conseguir planejar melhor as atividades de suas unidades e conseguiram incorporar conceitos de gestão à rotina de trabalho. “Encerrando o curso de implantação prática do modelo de gestão, fizemos a monitoria presencial e conseguimos avaliar que na média o desempenho de todas as varas foi muito bom. A expectativa é que após a semente da gestão plantada, alguns frutos tenham sido colhidos e que com o passar do tempo mais frutos venham e mais satisfação todos sintam, tanto servidores e magistrados que trabalham nas unidades quanto a população. que depende da realização de um bom trabalho do Judiciário”, enfatiza Dr. Carlos Haddad. 

Para a juíza da Vara Única de União, Dra. Mariana Cruz, “o curso despertou a necessidade do aprimoramento da gestão com a implantação de métricas, que por sua vez, motivaram a equipe, gerando um ganho substancial nos resultados, atingindo os objetivos que sempre foram almejados. A gestão virou rotina na Comarca’, conclui.

No dia 20 de novembro de 2020 será realizada a apresentação final dos participantes da modalidade Implantação Prática, oportunidade que terão para divulgar as boas práticas implementadas e os resultados alcançados,de forma a inspirar outras unidades judiciárias.

 

Fotos da última monitoria do Curso de Administração Judicial Aplicada:

 

1ª Vara Cível de Teresina

Comarca de União

Comarca de Parnaíba

Comarca de Pedro II

4ª Vara Criminal de Teresina

2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina

Secretaria Unificada

2ª Vara de Família e Sucessões de Teresina

Central de Mandados

JECC Bela Vista

JECC Bela Vista

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email