Cosepi discute o tema “Reabertura das atividades econômicas: cautelas e ações dos gestores públicos” com representantes dos setores de saúde estaduais

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Integrantes do Comitê de Saúde do Piauí (Cosepi) realizaram, nesta sexta-feira (17), reunião virtual para avaliar o andamento das ações implementadas pelo Poder Público no enfrentamento e combate ao novo coronavírus, especialmente em face do iminente retorno das atividades econômicas no Estado. Abordando o tema “Reabertura das atividades econômicas: cautelas e ações dos gestores públicos”, o encontro aconteceu por meio de plataforma de videoconferência e foi conduzido pelo juiz Antonio Oliveira, coordenador do Comitê, com a participação do secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, e de representantes da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), da Fundação Municipal de Saúde e de entidades ligadas ao setor de saúde do estado e à sociedade civil.

Na oportunidade, foram colocadas em pauta questões relativas à contratação de profissionais de saúde, ao estoque e disponibilização de medicamentos e a questão orçamentária para a viabilização das políticas adotadas para enfrentamento da crise sanitária vivenciada neste momento, com a pandemia. Para o juiz Antonio Oliveira, o encontro foi importante para avaliar o andamento das ações voltadas ao combate do coronavírus no Piauí e ouvir os pleitos de cada ator do sistema de saúde, a fim de deliberarem sobre as propostas apresentadas e discutirem soluções. Dentre as questões debatidas, o magistrado ressaltou a necessidade de ampliar a ocupação efetiva dos cargos na área da saúde para propiciar um melhor atendimento à população.

Durante a reunião, o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, respondeu a questionamentos  dos participantes sobre a matéria e expôs suas ponderações. “Periodicamente, temos dados que nos demonstram a taxa de transmissibilidade, a taxa de ocupação de leitos. Esses dois fatores conjugados com o anseio da população em retornar as atividades econômicas, levou à criação de um calendário que montamos para organizar essas atividades”. Segundo o secretário, as atividades econômicas serão organizadas de modo a possibilitar um retorno gradual seguro e que não provoque um aumento desses índices.

Participantes

Participaram da reunião, além do juiz Antonio Oliveira e do secretário Florentino Neto, a juíza federal Marina Barros Mendes; a promotora de Justiça Cláudia da Rocha Seabra; o defensor público Igo Castelo Branco Sampaio; o representante da OAB Williams Cardec da Silva; o médico João Moura Fé (CRM/PI), o procurador Daniel Medeiros de Alburqueque (PGM/PI), a psicóloga Joyce Mesquita Nogueira (Conselho Regional de Psicologia), o procurador Kelston Lages (MPF), Tatiana Vieira Sousa Chaves e Alderico Tavares, da Sesapi; o advogado Julliano Mendes Martins Vieira (FMS), Francisco das Chagas de Sá e Pádua, da FMS, e Leopoldina Cipriano (Cosems). A próxima reunião do Cosepi está estimada para o dia 21 de agosto.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email