Curso da Ejud-PI capacita servidores e auxiliares do Procon na área de conciliação

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Foi realizada nesta segunda-feira (22), na sede da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), a abertura do Curso de Capacitação de Conciliadores aos Servidores e Auxiliares do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). O curso é voltado aos voluntários indicados pelo Procon-PI que ainda não tenham recebido treinamento para a função de conciliador. O curso será ministrado até esta sexta-feira (26), das 8h às 17h.

Com carga horária total de 100 horas, a formação é subdividida em dois módulos: prático e o teórico. A ementa do curso abrange o panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos, além de tratar sobre a adequada aplicação das técnicas de mediação e conciliação e seu enfoque normativo e ético no âmbito do Poder Judiciário. A primeira etapa da orientação contém 40 horas/aula de duração; o módulo prático, que consiste no estágio supervisionado tem, ao todo, 60 horas/aula.

Ao todo, 32 vagas foram ofertadas. As aulas são ministradas por uma equipe de professores/mediadores, juntamente com a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Lucicleide Pereira Belo. Os instrutores são Gislaine Maria Porto Costa, Marcilio Kalson Almeida Oliveira, Neilan Angela Celestino Argento.

Curso de Capacitação de Conciliadores

A orientação ministrada aos servidores e auxiliares do Procon-PI tem como base termo de cooperação existente entre o órgão e o TJ-PI, com o intuito de capacitar profissionais para atuarem em sessões de conciliações pré-processuais, no âmbito dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc) de 1º  e 2º Graus e das audiências realizadas pelo Procon.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email