Presidente Sebastião Martins inaugura novo Fórum de Ribeiro Gonçalves

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (26), o novo fórum da comarca de Ribeiro Gonçalves, Fórum Juiz João Fontes Ibiapina, com 530,00m² de área construída. Para a realização da obra, foi feito investimento de R$ 2,3 milhões, oriundos de recursos próprios do TJ-PI. A cerimônia contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

O desembargador Sebastião Martins destacou os esforços empreendidos ainda na gestão do desembargador Erivan Lopes para a execução da obra e enfatizou a importância do novo Fórum para o jurisdicionado sul-piauiense. “Essa é uma região pujante, progressista, precisava de um fórum em melhores condições. Essa obra faz parte do nosso Plano de Obras, sendo a terceira obra de fórum inaugurada em nossa gestão, dentro do planejamento pré-estabelecido, visando à melhoria da prestação jurisdicional, da estrutura física e humana”, declarou.

Para o corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, “o Judiciário piauiense tem prestado serviços cada dia com maior excelência”. “Estamos, dentre outros projetos, dotando unidades de estrutura moderna e propiciando melhores condições para abrigar servidores, juízes e operadores do direito, como vemos hoje em Ribeiro Gonçalves”, destaca.

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e o prefeito da cidade de Ribeiro Gonçalves, Lindemberg Vieira, também presentes ao ato solene, reiteraram a relevância do novo fórum para atender de forma mais eficaz a população. “Com essa nova estrutura, a prestação jurisdicional será melhor. Esta obra dignifica o povo de Ribeiro Gonçalves e de Baixa Grande do Ribeiro (termo judiciário)”, pontuou o prefeito Lindemberg Vieira. “Quando o Judiciário faz uma obra como essa para melhor atender a população, obriga o Executivo também a melhorar. Ficamos muito satisfeitos em participar da entrega desse equipamento”, destacou o governador.

“Merecida homenagem a Fontes Ibiapina e a Ribeiro Gonçalves, primeiro município em que foi juiz; inspiração para o conto ‘Cidade sem reboco’ (conto da obra Brocotós). Que no Fórum Fontes Ibiapina se faça honrar o nome deste grande homem, meu pai’”, acrescenta Jamira Caddah, filha do juiz João Fontes Ibiapina, cidadão prestigiado com o nome do novo Fórum de Ribeiro Gonçalvez.

Compareceram à cerimônia de inauguração do Fórum o vice-corregedor do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Oton Torres, desembargador Raimundo da Costa Alencar, os magistrados João Gabriel,
Thiago Brandão e Anderson da Mata, diretor do Fórum da comarca de Ribeiro Gonçalves, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Themístocles Filho, os deputados José Santana e Hélio Isaías, a secretária Ana Paula, além de prefeitos da região, vereadores, advogados, representantes do Ministério Público Estadual, autoridades locais e população local.

Estrutura
O novo fórum dispõe de design moderno e arrojado, contemplando Vara Única, secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e assessoria. No local, há também salas para Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e Ministério Público. A estrutura conta com auditório com capacidade para 53 pessoas e estacionamentos interno e externo, além de instalação fotovoltaica que responderá por 15% do consumo das instalações.

História
O nome do Fórum Juiz João Fontes Ibiapina foi intitulado em homenagem ao escritor, contista e romancista Fontes Ibiapina, que em 1959 foi lotado na comarca como suplente de juiz.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email