Desembargador Oliveira elenca áreas prioritárias para atuação frente ao TJ-PI na abertura do Ano Judiciário

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Oliveira, fez a abertura do Ano Judiciário 2021, em solenidade virtual. Além dos desembargadores  do TJ-PI, participaram do ato o Governador do Estado, Wellington Dias; a Procuradora Geral de Justiça, Carmelina Moura, e o presidente da OAB-PI, Celso Barros.

Na parte inicial do seu discurso, o presidente prestou suas condolências às famílias vítimas da pandemia da COVID-19 em todo o Piauí. Em seguida, comentou sobre alguns pontos que serão evidenciados em sua gestão, tais como a continuidade do trabalho, a cobrança ao empenho dos servidores, a harmonia entre os poderes, bem como reforçou os ideais democráticos.

“Iniciamos este biênio com o compromisso de aprimorar o sistema de teletrabalho, que se mostrou bem eficaz neste período de pandemia; Vamos otimizar a gestão de contratos; trabalhar a Agenda 2030 do CNJ, sobretudo, com uma atenção aos Direitos Humanos. No campo da estratégia vamos impulsionar o Tribunal para que nossos resultados sejam os melhores possíveis no prêmio CNJ de qualidade e para isso, vamos realizar encontros regionais de estratégia, para que todos possam atuar de forma integrada”, afirmou o presidente.

Inovação, produtividade, conciliação e satisfação também serão temas trabalhados no biênio que se segue, segundo o Desembargador Oliveira. “Vamos trabalhar na gestão de dados e organizar o laboratório de inovação, ações importantes para tornarmos o Tribunal 100% digital. Para melhorar a produtividade, vamos aprimorar os julgamentos virtuais no segundo grau. Além disso, vamos fomentar as políticas de solução consensual de conflitos, reforçar a atuação na justiça criminal e nas ações de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, ressaltou o Desembargador Oliveira.

ÚLTIMO DISCURSO
O Decano do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Brandão de Carvalho, fez seu último discurso cumprindo esta função. Próximo a se aposentar, ele não será mais o Decano da Corte na abertura do Ano Judiciário em 2022. o Desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar estará em seu lugar.

“Foram 15 anos nesta função. Aqui me disperso ressaltando a importância do trabalho integrado entre as gestões. Integração que permitiu à última gestão realizar um excelente trabalho e que certamente será continuado agora com o presidente Desembargador Oliveira. Só em 2020 foram mais de 200 mil processos baixados no TJ-PI; No plenário virtual foram julgados mais de 18 mil, ou seja, mais de 86% dos 21.441 processos pautados. Foram mais de 6 milhões de atos processuais. Portanto, dizer que a justiça do Piauí é morosa é não ter a preocupação de ir aos dados e saber a realizdade”, assinalou o Desembargador Brandão de Carvalho.

O governador Wellington Dias reformou a importância da segurança jurídica que o Tribunal tem dado ao estado e desejou a todos um ano de sucessão com as bençãos de Deus.

FOTO: CCOM

“Contamos sempre com o empenho de todas as Comarcas e com o trabalho de todos para que tenhamos sempre a segurança jurídica que nos permite avançar cada dia mais”, frisou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email