Desembargadores do TJ-PI recebem condecoração durante 6º Fórum dos Corregedores do Matopiba

Publicado por: Krízia de Meneses Escórcio

 
 


Teve início na manhã de hoje (08) o 6ª Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do Matopiba. Durante a abertura do evento, foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Comemorativa dos 200 anos do Tribunal de Justiça do Maranhão, anfitrião do encontro. O Judiciário Piauiense teve destaque com a condecoração do corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, e do desembargador Hilo de Almeida Sousa.

A medalha homenageia personalidades que tenham contribuído com os seus relevantes serviços para a Justiça Brasileira e para a instituição e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a regularização fundiária e foi instituída em sessão administrativa do Colegiado como parte das comemorações alusivas à passagem de aniversário de instalação do TJMA, a 3ª Corte Estadual mais antiga do país.

Logo após a abertura solene, foi apresentado o estudo “Fórum de Corregedores-Gerais da Justiça do Matopiba – Uma experiência brasileira para a governança responsável da terra e regularização fundiária”, pelo representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Rafael Zavala Del Campo. Na sequência, os corregedores participaram de reunião de trabalho com a exposição das palestras e painéis temáticos que buscam discutir soluções para os problemas fundiários comuns aos estados da região.

“É uma grande honra receber esta comenda alusiva aos 200 anos do Poder Judiciário do nosso estado-irmão, o Maranhão. O Fórum dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do Matopiba é um momento de grande aprendizado, com troca de experiências quanto a problemas comuns aos quatro estados na área fundiria e o Piauí vem tendo sempre um papel de destaque nessa matéria”, disse o desembargador-corregedor.

Além dos desembargadores Fernando Lopes e Hilo Almeida, o Judiciário Piauiense também se fez representar com a participação do juiz auxiliar da Corregedoria, Raimundo Holland Moura de Queiroz; e do coordenador-executivo do Núcleo de Regularização Fundiária da CGJ-PI, Richard Torsiano.

Mais fotos do evento:

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email