Ejud-PI abre inscrições para ‘Curso de Formação em Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e Interesses’

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Estão abertas as inscrições para o ‘Curso de Formação em Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e Interesses’, promovido pela Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI), e seguem até o dia 2 de abril.

Esta formação é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem efeitos para fins de promoção/remoção por merecimento e vitaliciamento na carreira de magistrados. As aulas ocorrerão entre os dias 12 e 16 de abril, no horário das 14h às 18h.

Serão disponibilizadas 40 vagas, sendo 32 destinadas aos magistrados e 08 aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). Para realizar a inscrição, o interessado deverá acessar o link (http://www.tjpi.jus.br/sysejud/events/courses_external).

Em face da impossibilidade de realização de encontros presenciais, em virtude da necessidade de minoração dos riscos de contaminação pela Covid-19, seguindo ainda as normativas do TJPI para realização de atividades educacionais, as aulas serão ministradas na modalidade presencial mediada por tecnologia, através da plataforma Cisco Webex Meetings.

A formação contará com a carga horária de 20h/a. O ministrante será o Juiz Rogério Monteles da Costa, Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Maranhão.

O objetivo do curso é desenvolver nos participantes senso crítico com relação ao papel da mediação e conciliação e outros métodos consensuais de solução de conflitos no contexto do desenvolvimento da cultura da paz, com vistas à consolidação da Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos e ao aumento dos índices de conciliação no âmbito do Poder Judiciário Piauiense.

A formação busca capacitar os magistrados para auxiliá-los no enfrentamento do problema concreto da aplicação da nova legislação (Lei nº 13.140/2015 – Lei de Mediação) e no cumprimento das diretrizes dos órgãos de controle e orientação, buscando disseminar a visão de mudança do paradigma judicial, do acesso à justiça, o sistema de tribunal multiportas, com vistas ao fortalecimento da cultura da paz.

Entre os temas a serem abordados, estão: Panorama histórico dos métodos consensuais e legislação pertinente; Métodos de resolução de conflitos; Política Judiciária Nacional de Tratamento adequado de conflitos: cultura da paz; Teoria dos jogos; Moderna teoria do conflito; Fundamentos da negociação; Conciliação-Mediação: procedimento, conceito, características, aplicações, fases, ferramentas-técnicas (teoria e dinâmica) e; o papel do juiz coordenador dos CEJUSCs.

A modalidade do formato on-line, presencial mediado por tecnologia, está em conformidade com a Portaria Nº 2211/2020 –PJPI/EJUD-PI, de 22 de julho de 2020.

MINISTRANTE
Dr. Rogério Monteles da Costa

Doutorando em Direito Constitucional e Mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui Curso de Habilidades em Mediação pela Columbia University, NY (EUA) e Direitos Humanos pela Universidade Portucalense, Porto (Portugal). Pós graduado em Direito Constitucional pela Uniceuma (MA) e em Docência do Ensino Superior pela UNINASSAU (PI). Possui graduação em Bacharelado em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP (1997). É Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Maranhão, integrante do banco de formadores da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), integrante do banco de formadores de instrutores do Cadastro Nacional de Instrutores da Justiça Consensual Brasileira (CIJUC) e professor do curso de Direito na Faculdade Uninassau, em Teresina/PI. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Gestão de Conflitos.

 

FONTE: Ejud-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email