Ejud-PI promove Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial aos servidores e auxiliares do Procon

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) realizou, na manhã desta segunda-feira (25), a abertura do Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial, destinada aos servidores e auxiliares do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Estado do Piauí. A orientação ofertada considera parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e o Ministério Público Estadual, com vistas à capacitação de profissionais para atuarem em sessões de conciliações e mediações.

Com carga horária total equivalente a 100 horas/aula, os servidores e auxiliares do Procon terão acesso a conteúdos relativos à Política Pública de Tratamento Adequado dos Conflitos, ao enfoque normativo e ético da conciliação e suas aplicações no âmbito do Judiciário, teorias sobre o tema, além de etapa prática, com o estágio supervisionado.

A primeira etapa conta com 40 horas/aula e será ministrada até esta sexta-feira (29), na sede da Ejud-PI. Na ementa constam o panorama histórico e contextualização dos métodos consensuais de solução de conflitos, bem como técnicas básicas e intermediárias de negociação; o papel do mediador e conciliador e sua relação. A última fase culmina no estágio supervisionado (60 h/a), realizado somente após recebimento da declaração de conclusão do módulo teórico.

As aulas estão acontecendo, nos turnos manhã e tarde (das 8h às 12h e das 14h às 18h), por uma equipe de instrutores em conciliação e mediação, certificados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a coordenação da magistrada e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Lucicleide Pereira Belo. Os instrutores são o magistrado João Gabriel Baptista e os servidores Bruna Rafaela Pimentel e Maria Lila Castro.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email