Início » TJPI » Destaques » Ejud-PI promove Curso de capacitação em Mediação Judicial para servidores do TJ-PI e ao público externo

Ejud-PI promove Curso de capacitação em Mediação Judicial para servidores do TJ-PI e ao público externo

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoveu, entre os dias 21 e 25 deste mês, o curso de capacitação em Mediação Judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, organizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito (Nupemec) com o apoio da Presidência do TJ-PI e da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí. A capacitação foi conduzida pela magistrada coordenadora do Nupemec, juíza Lucicleide Belo.

Foram oferecidas, ao todo, 32 vagas destinadas a servidores e auxiliares da Justiça do TJ-PI, de 1º e 2º graus, e também a voluntários (público externo), com o objetivo de capacitá-los quanto às competências necessárias no uso da mediação, conciliação e de outros métodos de solução consensual dos conflitos, tendo em vista sua utilização como prioridade nos âmbitos pré-processual e judicial.

A formação contou com carga horária total de 100 horas/aula e foi subdividida em duas etapas. A primeira etapa, módulo teórico (40 h/a), englobou assuntos relativos à Política Pública de Tratamento Adequado dos Conflitos, bem como teorias da comunicação, práticas autocompositivas de conflitos e suas aplicações no âmbito do Poder Judiciário.

Para ministrar essa primeira etapa foram convidados magistrados, servidores e professores habilitados como instrutores em conciliação e mediação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inscritos no Cadastro Nacional de Instrutores da Justiça Consensual Brasileira (CIJUC). A etapa seguinte consiste no estágio supervisionado (60 h/a), que será disponibilizado somente aos alunos com certificado de conclusão da fase teórica.

O certificado final de mediador judicial será expedido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e concedido pela Escola Judiciária do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email