Início » EJUD » EJUD/TJPI » EJUD/PI promove curso ‘Justiça Restaurativa: uma justiça de reconciliação fundada na participação democrática dos envolvidos na solução de conflitos’

EJUD/PI promove curso ‘Justiça Restaurativa: uma justiça de reconciliação fundada na participação democrática dos envolvidos na solução de conflitos’

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) retomou, nesta segunda-feira (19) às aulas do curso “Justiça Restaurativa: uma justiça de reconciliação fundada na participação democrática dos envolvidos na solução de conflitos ”. A formação segue até o dia 22 de abril. A aula inaugural contou com a presença de 37 alunos, grande parte deles magistrados. A reabertura contou, ainda, com a participação do Prof. Dr. André Felipe Gomma de Azevedo. A ministrante é a Profa. Dra. Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa.

A formação acontece no formato presencial mediado por tecnologia (aulas on-line ao vivo), por meio da plataforma Cisco Webex, e conta com 24 horas/aula.

O curso oportuniza espaço de reflexão sobre o modelo de Justiça Restaurativa como um novo paradigma alternativo ao tradicional modelo de Justiça Retributiva para promoção de uma  justiça de reconciliação como mecanismo de pacificação social fundada na participação democrática dos envolvidos na resolução de conflitos.

MINISTRANTES

Prof. Dr. André Felipe Gomma de Azevedo
Pesquisador Associado Senior (Senior Research Fellow) na Universidade de Harvard (2019-2020). Professor Adjunto do Strauss Institute for Dispute Resolution – Pepperdine University (13 vezes #1 no ranking da revista US News no campo de resolução de disputas). Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília, mestrado em administração pública pela Universidade de Harvard e mestrado em Direito pela Universidade de Columbia em Nova Iorque. Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2018). Atualmente é magistrado – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e pesquisador associado da Universidade de Brasília. Ênfase em Mediação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, autocomposição, efetividade da justiça e negociação. Pesquisador visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2016-2017).

Profa. Dra. Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa
Bacharel em Direito pelo CEUB (1998). Juíza de Direito do TJDFT – 15/04/2004- Defensora Pública do DF – 17/10/2003 a 14/04/2004. Procuradora Federal – 02/08/2002 a 16/10/2003. Analista Judiciária do TJDFT – 19/11/1998 a 01/08/2002. Coordenadora no Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa do TJDFT (06/2015-04/2020). Secretária da Secretaria para Justiça Restaurativa na Área Penal da AMB. Membro do Comitê Gestor da Justiça Restaurativa do CNJ. Membro do European Forum for Restorative Justice – EFRJ. Instrutora Credenciada da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados. Conselheira do Conselho Deliberativo pra Proteção de Vítimas, Testemunhas e Parentes do Distrito Federal. Participante do IVLP (Programa de Liderança para Visitantes Internacionais) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

 

FONTE: EJUD-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email