Ejud-PI realiza segunda rodada de bate-papos sobre sistemas judiciais informatizados no Judiciário piauiense

Publicado por: Victor Bruno

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI) realiza nesta quinta-feira (28) a segunda rodada dos bate-papos com o magistrado Maurício Machado Queiroz Ribeiro, juiz titular da Vara Única de Porto do Piauí, a partir das 16h, com o tema “Os Meios Judiciais Informatizados no Judiciário Piauiense”. O evento, que acontece virtualmente por meio da plataforma de videoconferências Microsoft Teams, é direcionado a magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

De acordo com o magistrado ministrante, o TJ-PI dispõe atualmente de mais de 20 sistemas de consulta que podem ser usados pelos juízes piauienses. “É muito importante que os nossos colegas usem e conheçam esses sistemas”, enfatiza o juiz Maurício Machado. “Quanto mais forem usados, mais familiares eles se tornam”, complementa.

Durante este segundo encontro serão abordados os seguintes sistemas: Sistema Eletrônico de Execução Unificado (Seeu), Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), Assistência Judiciária Gratuita (AJG), e Sistema de Administração Penitenciária (Siapen WEB).

Segundo o magistrado Maurício Machado, já no primeiro bate-papo foi possível observar a boa receptividade por parte dos colegas participantes. “Houve muita interação; os colegas também apresentaram rotinas de como usam os sistemas. E o objetivo é justamente trocar informações e conhecimentos dos vários sistemas que temos que utilizar diariamente”, avaliou.

Temas futuros

Outros sistemas que serão debatidos ao longo dos encontros são Bacenjud, sistema eletrônico de comunicação entre o Poder Judiciário e as instituições financeiras, por intermédio do Banco Central; Renajud, ferramenta eletrônica que interliga o Poder Judiciário e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); Sistema de Informações ao Judiciário (Infojud); Sistema de Audiência de Custódia (Sistac); Processo Judicial Eletrônico (PJe); e, Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), por exemplo.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email