Encontro de presidentes dos TJs do país em Alagoas destaca equilíbrio fiscal dos Tribunais

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, está em Maceió (AL) participando do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. O evento, que prossegue até esta sexta-feira (2), vai discutir os rumos do Judiciário e o aprimoramento da prestação jurisdicional.

Segundo o Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, o principal tema a ser destacado pelos representantes dos Tribunais do país é o equilíbrio fiscal dos órgãos.

O EVENTO
A abertura do encontro ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e reuniu representantes de todos os TJs do país. De acordo com o presidente do TJ-AL, Otávio Praxedes, o evento vai possibilitar que os Tribunais troquem experiências e debatam os desafios do Judiciário na atualidade. “Esse encontro é uma oportunidade que temos para debater assuntos de grande interesse para o Judiciário brasileiro, para que possamos evoluir atentos às boas experiências que vêm sendo desenvolvidas por cada um dos Tribunais que estão aqui representados”.

Foi destacado ainda que o Judiciário precisa ser bem estruturado para responder aos anseios da sociedade. “Devemos desburocratizar o Poder Judiciário, como forma de viabilizar a otimização da prestação jurisdicional”, destacou o presidente do TJ-AL.

A mediação e conciliação foi evidenciada na abertura do encontro como meio alternativo de solução de conflitos e que precisa ser mais evidenciado e receber maiores investimentos.

PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira (2), as palestras e reuniões ocorrem no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, na Capital. Entre as palestras previstas está a do ministro Humberto Martins, que falará sobre o direito à saúde e a jurisprudência do STJ. O juiz Hélio Pinheiro Pinto, auxiliar da Presidência do TJAL, falará aos participantes sobre gestão e mostrará os avanços do Judiciário alagoano. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Maceió contendo as deliberações aprovadas pelo Conselho dos Tribunais.

POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CONSELHO
Na abertura do encontro, foi dado posse à Diretoria do Conselho dos Tribunais de Justiça (biênio 2018/2019). Integram o órgão os desembargadores Flávio Humberto Pascarelli Lopes (TJAM), Cleones Carvalho Cunha (TJMA), Paulo Dimas de Bellis Mascaretti (TJSP), Luiz Felipe Silveira Difini (TJRS), João Maria Lós (TJMS), Paulo Roberto Vasconcelos (TJPR), Leobino Valente Chaves (TJGO), José Carlos Malta Marques (TJAL), Ronaldo Eurípedes de Souza (TJTO), Rui Ramos Ribeiro (TJMT), Frederico Ricardo de Almeida Neves (TJPE), Maria Cezarinete Souza Augusto Angelim (TJAC), Getúlio Vargas de Moraes Oliveira (TJDFT), Maria do Socorro Barreto Santiago (TJBA) e Luís Araújo Mendonça (TJSE).


FOTOS: Dicom TJ/AL

FONTE: Com informações da Dicom TJ/AL

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email