Equipe do NAM de Parnaíba realiza atendimentos remotos às mulheres em situação de violência doméstica

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Em junho de 2020, a equipe técnica do Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM), da Comarca de Parnaíba, deu início às atividades do Projeto “Isolada Sim, Sozinha Nunca: projeto de acompanhamento de medidas protetivas de afastamento no período do isolamento social”. As atividades do projeto são executadas pelas Assistentes Sociais e Psicólogas do referido núcleo.

O projeto consiste na criação e aplicação de um protocolo de atendimento próprio em que constam perguntas relativas às condições de saúde, sociais e da situação de violência sofrida, além disso, durante o atendimento, além da escuta, são feitas orientações às mulheres com relação aos serviços de atendimento à mulher presenciais e remotos disponíveis e encaminhamento para dispositivos de saúde e/ou da rede socioassistencial que se fizerem necessários.

O atendimento é realizado através de chamadas de voz utilizando um aplicativo de troca de mensagens no horário que for mais apropriado para a
mulher, em local em que a mesma se sinta segura para falar e receber as informações e orientações necessárias. Um dos objetivos da realização desse atendimento seria o de informar aos magistrados competentes, através de relatórios informativos dos atendimentos realizados anexados nos referidos processos judiciais, acerca da situação social da vítima e do cumprimento da medida protetiva por parte do acusado.

No entendimento de que o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é prioridade para o judiciário piauiense, a equipe do Núcleo
informa que no ano de 2021 o projeto continuará em atividade, enquanto perdurar a necessidade pelo isolamento/distanciamento social, a fim de prestar atendimento às mulheres com medidas protetivas na Comarca de Parnaíba, e orientá-las nesse momento para que se sintam acolhidas, não se sintam sozinhas e estejam munidas das informações acerca da rede de proteção à mulher do município.


FONTE:
Núcleo de Apoio Multidisciplinar (NAM) da comarca de Parnaíba

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email