Início » TJPI » Destaques » Escola Judiciária do Piauí (EJUD) lança livro “ Cidadania: Capacidade Eleitoral Ativa”

Escola Judiciária do Piauí (EJUD) lança livro “ Cidadania: Capacidade Eleitoral Ativa”

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) lançou na plataforma educacional Moodle o livro “Cidadania – Capacidade Eleitoral Ativa”. Trata-se do primeiro livro lançado pela Escola em formato eletrônico.

De acordo com o Diretor da Escola, Des. Sebastião Ribeiro Martins, a obra poderá ser livremente acessada pelos servidores e magistrados e servirá de incentivo para o aumento da produção científica dos quadros do Tribunal de Justiça:

“O livro pode ser facilmente consultado pelos interessados, uma vez que o meio eletrônico nos permite alcançar maior número de pessoas com menor custo, podendo ser acessado através de computadores ou smartphones. Nós que fazemos a EJUD nos sentimos muito orgulhosos de participar deste momento, inaugurando um novo canal para divulgação da produção acadêmica dos nossos magistrados e servidores. Certamente esta obra será a primeira de tantas outras que a Escola poderá lançar na plataforma, criando seu próprio acervo eletrônico.”

A obra é de autoria do juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí(TJ-PI) Manoel de Sousa Dourado e representa um projeto de longa data, inspirado nas vivências do magistrado como membro do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e juiz eleitoral, tendo por objetivo compartilhar conhecimento na área de direito eleitoral para estudantes, servidores, advogados, promotores magistrados e eleitores. Como explicar o autor:

“A intenção da obra é ser um instrumento para compartilhar este conhecimento vivenciado ao longo da minha atuação profissional, por isso, a disponibilização em formato eletrônico vai permitir a ampla divulgação e o acesso a todos os interessados. Uma literatura voltada para toda comunidade jurídica que milita na seara do direito eleitoral, sejam estudantes, servidores, advogados, promotores e magistrados, mas também é direcionada aos eleitores de uma maneira geral, porque são eles que através de suas escolhas políticas, atentos preceitos constitucionais e legais, moldam o futuro da nossa sociedade.” finaliza Manoel Dourado.

A obra é prefaciada pelo Des. Erivan José da Silva Lopes, Vice-Diretor da EJUD, Corregedor Regional Eleitoral e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, e se fundamenta nas principais leis e resoluções que permeiam o exercício da cidadania por meio do processo eleitoral brasileiro, resumida pelo autor como “A festa da democracia”, mostrando os valores e garantias que mantêm viva a democracia.

O conteúdo é disponibilizado gratuitamente, de forma eletrônica, por meio da Plataforma moodle da Ejud. Para ter acesso ao livro, os interessados devem enviar um SEI com a solicitação ou fazer a solicitação via e-mail ejud@tjpi.jus.br ou ejud.tjpi@gmail.com

Manoel de Sousa Dourado é juiz de direito no Estado do Piauí, titular do Juizado Especial Cível e Criminal Zona Leste 2, em Teresina, atualmente Juiz Auxiliar da Presidência e professor selecionado da Escola Judiciária do Piauí – EJUD, onde ministra cursos de formação inicial e continuada para Juízes de Direito, Juízes Leigos, Conciliadores, Mediadores, Servidores e colaboradores do TJPI.

FONTE: EJUD-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email