Estão abertas as inscrições para o curso “Formação de Formadores – Nível 1, Módulo 1”

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) abriu, nesta segunda-feira (3), as inscrições para o curso ‘Formação de Formadores – Nível 1, Módulo 1’, que será realizado no período de 24 de maio a 18 de junho de 2021 (TURMA 1). As inscrições podem ser realizadas no site da Escola Judiciária até a próxima sexta-feira (7), por meio deste link: http://www.tjpi.jus.br/sysejud/events/courses_external

O curso se realizará na modalidade presencial mediada por tecnologia, através da plataforma Cisco Webex. A formação será ministrada pela Prof.ª Liliane Campos Machado e pela Prof.ª Rosângela Maria Evangelista de Melo, Formadoras Credenciadas pela Enfam.

Esta formação possui credenciamento pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e tem efeitos para fins de promoção/remoção por merecimento e vitaliciamento na carreira de magistrados.

Serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas, sendo 32 delas destinadas aos magistrados e 8 aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI). O curso terá carga horária total de 24 h/a.

A ação educacional objetiva, segundo as instrutoras, a capacitação dos magistrados e servidores que desejam atuar como docentes, na formação e aperfeiçoamento de seus pares, com foco no desenvolvimento das competências profissionais referentes à docência, à organização do trabalho de formação do magistrado (formação inicial), com fundamentos nas diretrizes pedagógicas da Enfam.

Dentre os temas a serem abordados, estão: Formação de magistrado – finalidade; Diretrizes da Enfam para a formação de magistrado; A docência no contexto da magistratura; Alternativas de organização do processo educativo rumo ao aprendizado ativo e significativo – O Ensinar e o Aprender; Especificidade do ensino aprendizagem; Metodologias ativas/ aprendizagem significativa; O processo de ensino com vista ao desenvolvimento de competências; As metodologias ativas/ aprendizagem significativas; Elementos do plano de aula; O plano de aula- organização do trabalho pedagógico e Elementos do plano de aula-Apresentação do trabalho docente a partir de planos realizados.

As inscrições efetivadas serão regidas pelas regras de inscrição e participação em ações formativas promovidas pela EJUD/TJPI, estabelecidas pela Portaria n. 4101, de 11 de outubro de 2018. Finalizada a formação, os participantes poderão emitir as certificações por meio da plataforma EducaEnfam.

MINISTRANTES:

Liliane Campos Machado

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1996). Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Pós-doutora pela Universidade de Brasília. Formadora credenciada pela Enfam.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email