Laboratório de Inovação do TJ-PI implanta sistema de gestão das Unidades Judiciárias

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O ‘Opala Lab’, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), iniciou na última segunda-feira (29/03), a implantação do MAAT (Módulo de Atividades e Alocação de Trabalho), sistema que tem como função o apoio à gestão das Unidades Judiciárias. O Opala Lab tem como Coordenador o Desembargador Olímpio Galvão e como Sub-coordenador, o Secretário de Tecnologia da Informação Agnaldo Abreu Almendra.

Segundo o Secretário Executivo do Opala Lab, Leandro Sampaio, o sistema começa a ser implantado primeiro no âmbito do 2º e posteriormente, será liberado para o 1º grau.

“Durante a reunião de apresentação do sistema MAAT aos servidores da Coordenadoria do Pleno, primeira unidade a receber o sistema, ocorreram discussões, inclusive, sobre melhoria no fluxo dos processos no PJE. Tivemos uma verdadeira troca de experiências entre a gestão e os servidores (operadores da ferramenta), contribuindo para adequar o novo formato de distribuição de tarefas às necessidades de atribuições de metas individuais na unidade”, destacou o servidor.

Leandro Sampaio explica que a implantação do sistema MAAT faz parte das experiências vividas ao longo dos últimos dois anos (2019/2020) no âmbito da vice-presidência do Tribunal, onde foi desenvolvida uma metodologia de alocação de trabalho, resultando em um significativo avanço da produtividade e na gestão do acervo.

“Todas as Coordenadorias irão aderir ao MAAT. Se assim fosse também nos gabinetes, acredito que teríamos um novo formato de administração do acervo processual nas unidades judiciais do 2º grau como um todo, o que garantiria um aumento expressivo da nossa produtividade. Neste sentido, vamos iniciar com o projeto piloto no gabinete do Desembargador Haroldo Rehem”, detalha o Secretário Executivo do Opala Lab.

O MAAT
O MAAT é o primeiro projeto do Laboratório de Inovação do TJ-PI e, de fato, traz uma inovação considerável nesta área de inovação nas Unidades Judiciárias.

“Com certeza, quando implantado em todas as Unidades de 1º e 2º grau vai trazer um impacto significativo e positivo na produtividade do Tribunal”, conclui Leandro Sampaio.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email