“Mediação em foco”: juíza Lucicleide Belo é convidada desta terça-feira (25)

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Todas as terças-feiras, às 19h, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Piripiri promove em sua conta na rede social Instagram, @cejuscpiripiri, o painel virtual “Mediação em foco”. O objetivo é esclarecer dúvidas de acadêmicos do Direito, advogados e do público em geral, sobre o papel da mediação e conciliação nas demandas de conflito. Excepcionalmente hoje (25), o debate será realizado via perfil @equipenupemectjpi. Foram convidadas para discutir o tema a magistrada Lucicleide Belo, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Piauí (Nupemec/TJ-PI), e a estudante de Direito da Universidade Estadual do Piauí, Ana Clara Carvalho.

Desde o dia 3 deste mês, os encontros vêm sendo conduzidos pela mediadora judicial do Cejusc de Piripiri, Cristiany Nunes, sempre com a presença de um acadêmico do curso de Direito do município de Piripiri. A iniciativa foi idealizada pela equipe de mediadores e conciliadores da unidade, buscando esclarece dúvidas dos jurisdicionados neste momento de pandemia.

Na oportunidade, o estudante participante apresenta as dúvidas mais comuns dos jurisdicionados acerca de conteúdos jurídicos envolvendo a matéria da mediação e conciliação e o mediador responsável pelo debate responde aos questionamentos.

“A ideia é falar sobre mediação processual e destacar porque ela é diferente da pré-processual. Vamos conversar com uma acadêmica de Direito e falar da importância da ressalva que diz que o mediador não seja o mesmo juiz que vai julgar a causa. Divulgar as boas práticas é sempre algo a ser enaltecido. E essa iniciativa do Cejusc de Piripiri é louvável porque tem o papel de informar e estimular acadêmicos, advogados e demais operadores do Direito a conhecerem mais sobre a mediação. Mostrar para todos esses personagens o quanto a mediação é importante na resolução de conflitos é digno de aplausos”, declara a juíza Lucicleide Belo.

Convidadas

Lucicleide Pereira Belo é juíza de direito titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina-PI; juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; juíza eleitoral da 97ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí.

Ana Clara Carvalho dos Santos é acadêmica do curso de Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Presidente do Centro Acadêmico de Direito “Seu Djalma” e cerimonialista.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email