“Memória Viva”: desembargador Aldemar Soares Lima é entrevistado desta quarta-feira (01)

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O desembargador aposentado Aldemar Soares Lima é o entrevistado da próxima quarta-feira (01) do projeto “Memória Viva: Resgatando a memória do Judiciário Piauiense”. A entrevista, conduzida pelo desembargador Luiz Gonzaga Brandão, decano do TJ-PI e presidente do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Prodoc), será transmitida ao vivo, a partir das 10h, no canal oficial da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) no YouTube.

O projeto tem como objetivo ajudar a resgatar a memória do TJ-PI por meio do registro de testemunhos de desembargadores, juízes e servidores. Conforme calendário estabelecido, sempre às 10h, ao vivo, via YouTube, sendo posteriormente liberadas para acesso dos interessados. As atividades do Núcleo de Memória Judicial são importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário e contam como o apoio da Presidência do Tribunal, Corregedoria Geral da Justiça, Vice-Corregedoria e da Escola Judiciária, que têm fornecido subsídios e estrutura para o desenvolvimento das atividades.

Entrevistado

O entrevistado dessa semana nasceu em Pimenteiras (PI), em 29 de dezembro de 1935. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Piauí. Entre suas atividades profissionais, prestou serviço ao Exército Nacional. Foi professor de português e geografia. Foi promotor de Justiça. Como magistrado, nas comarcas de Piripiri; Batalha, Corrente, Piracuruca e Parnaíba, de onde foi removido para Teresina. Foi juiz membro do TRE. Respondeu ainda, temporariamente, pelas comarcas de Campo Maior, Piripiri e Amarante. Atuou como juiz eleitoral nas Comarcas de Piripiri, Batalha, Corrente, Piracuruca, Campo Maior, Gilbués, Parnaguá, Esperantina e Teresina. Foi professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí e do curso de Direito da Uespi.

Acessado ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí em junho de 1997, foi nomeado vice-corregedor Geral de Justiça para o Biênio 2002/2004. Recebeu diversas homenagens e honrarias, entre elas a Medalha da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, no Grau Comendador. Aposentou-se em 29 de dezembro de 2005. Patrono do Fórum da Comarca de Angical do Piauí.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email