Início » TJPI » Destaques » Nusa instala coletores para descarte de papel nos prédios do TJ-PI e da CGJ

Nusa instala coletores para descarte de papel nos prédios do TJ-PI e da CGJ

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nusa/TJ-PI) instalou, na última semana, sete coletores para descarte de papel nas dependências do Palácio da Justiça (prédio-sede do TJ-PI) e da Corregedoria Geral da Justiça (anexo). Desde o mês de junho estão instalados também pontos de descarte para garrafas plásticas.

A ação tem por objetivo promover práticas de sustentabilidade por parte de magistrados, servidores e demais colaboradores do Tribunal de Justiça, além de conscientizá-los acerca da importância do descarte correto de resíduos. “Materiais como o plástico e o papel levam muito tempo para entrarem em estado de decomposição, o que contribui para a degradação do meio ambiente e, consequentemente, redução da qualidade de vida”, ressalta Vanessa Tapety, coordenadora de Gestão Ambiental do TJ-PI.

Nos coletores de papéis poderão ser depositados jornais e revistas, listas telefônicas, folhas de caderno e folhas A4, caixas, fotocópias, cartazes, envelopes, papel timbrado, dentre outros. A coleta dos materiais será destinada à Associação dos Cegos do Piauí (ACEP). Já as garrafas PET são repassadas à Prefeitura Municipal de Teresina e posteriormente doadas para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Os coletores ficarão instalados provisoriamente nos pontos citados até a finalização do procedimento licitatório para aquisição de lixeiras padronizadas de coleta seletiva.

Sustentabilidade no Poder Judiciário
A atividade representa uma expansão do Projeto  “Auriana Cabral Sousa – Fortalecendo Cidadania”, iniciado em 2016, pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), em parceria com a Associação dos Cegos do Piauí (Acep). No ano seguinte, o projeto foi repassado ao Nusa para a promoção e aprimoramento das ações sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí.

III Semana do Meio-Ambiente
Durante o mês do meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Nusa/TJ-PI também promoveu, entre os dias 24 e 28 de junho, uma série de ações voltadas à proteção e preservação do meio-ambiente, com a realização de feiras agro-ecológicas, palestras e entrega de mudas de plantas nativas e frutíferas.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias