Operação Precatórios: TJ-PI reforça o alerta a credores de precatórios sobre golpes

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A Polícia Civil do Piauí deu cumprimento, nesta quarta-feira (4), aos mandados de prisão e de busca e apreensão contra os envolvidos na “Operação Precatórios”, suspeitos de se passarem por desembargadores e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e de outros tribunais brasileiros. No Piauí, os suspeitos tentaram aplicar o golpe em cerca de 200 pessoas. Segundo a Polícia Civil, apenas cinco tentativas foram bem sucedidas.

A investigação teve início em janeiro após denúncia de que estelionatários estavam entrando em contato com os credores e solicitando a realização de depósitos bancários, a fim de que os valores referentes aos seus precatórios fossem liberados. De acordo com dados da Polícia Civil, o valor dos prejuízos dos golpes tentados e consumados, nos estados do Piauí e Santa Catarina, somente no período investigado, podem chegar a 2 milhões de reais.

Diante disso, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) reforça o alerta a seus jurisdicionados sobre dúvidas relativas à forma de pagamento de precatórios. Os credores que têm direito ao pagamento de precatórios são comunicados exclusivamente via intimação judicial, não sendo cobradas quaisquer taxas para isso, nem sendo realizado envio de e-mail, ligações, SMS e semelhantes meios de contato para solicitação de dados.

“O Tribunal não cobra nenhum valor na expedição do precatório. Não há ligação pedindo dado ou cobrando algum valor. No site do TJ há uma lista, regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a ordem cronológica dos precatórios e até onde foi pago. Qualquer dúvida, a pessoa pode ir diretamente ao Tribunal”, enfatiza o juiz João Manoel Ayres, coordenador da Coordenadoria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

Para o esclarecimento de eventuais dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria de Precatórios do TJ-PI por meio do telefone (86) 32214877 ou acessar o endereço eletrônico www.tjpi.jus.br/portaltjpi/precatorio/. A Coordenadoria de Precatórios está localizada no subsolo do Palácio da Justiça (Praça Edgard Nogueira, S/N, Centro Cívico, Teresina).

SAPRe

O precatório é o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, seja ele pessoa física ou jurídica. No âmbito do judiciário piauiense, o sistema utilizado para gerenciamento dos precatórios é o Sistema de Automação de Precatórios e RPV (SAPRe), um sistema informatizado que possibilita a minuciosa conferência de documentação, gerenciamento de fila e pagamentos de precatórios e RPVs (Requisições de Pequeno Valor).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email