Personalidades são homenageadas com Colar do Mérito Judiciário

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, entregou, durante solenidade virtual, realizada na noite desta terça-feira (15), a comenda Colar do Mérito Judiciário a cinco personalidades que prestaram contribuições relevantes ao Poder Judiciário piauiense: a desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do TRF1; a juíza Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o empresário Átila de Melo Lira; o magistrado Luís de Moura Correia; e o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles.

A desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, natural do Rio de Janeiro e filha de pai maranhense que por muitos anos residiu em Teresina, afirmou estar contente por receber a mais alta honraria concedida pelo Poder Judiciário Piauí e lembrou que, promoveu mutirões nas comarcas de Picos, Parnaíba e Floriano quando coordenou os Juizados Federais.

Renata Gil, primeira mulher a presidir a AMB, também agradeceu pela honraria, falou sobre o desafio de estar à frente da maior associação de magistrados do mundo, com mais de 14 mil associados, especialmente em momento de tantos desafios vivido pela sociedade. 

O magistrado Luís de Moura Correia, atualmente juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, lembrou sua história na magistratura, iniciada em 1996, tendo percorrido diversas comarcas do interior até chegar à Capital. Finalista do Prêmio Innovare, que reconhece as melhores práticas do Judiciário brasileiro, o juiz afirmou que “todos podem alcançar um lugar ao sol, basta trabalhar”.

Já o empresário Átila de Melo Lira, que atua no setor educacional e deu importante contribuição à Escola da Magistratura Piauiense (Esmepi) no processo de implantação do Curso de Mestrado em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul, falou sobre seus mais de 20 anos dedicados à educação no Piauí, em especial ao ensino do Direito. 

O secretário estadual de Rafael Fonteles, fundador do Grupo Educacional CEV, da Econométrica Investimentos e da Incorporadora e Construtora RTF, e também presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), disse estar agradecido pelo reconhecimento do Poder Judiciário e ressaltou a importância da relação harmônica e republicana entre os Poderes.  

“Estou muito feliz por poder, já ao final do meu mandato, poder entregar nossa comenda a cinco grandes personalidades, que tanto engrandecem o Judiciário e nossa sociedade como um todo”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, ao encerrar a sessão solene. 

O Colar do Mérito Judiciário

A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) a pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes contribuições à área jurídica e à Justiça, de modo geral. A comissão responsável pela outorga do Colar é formada pelo presidente do TJ-PI e pelos dois desembargadores mais antigos. Anualmente, na primeira quinzena de dezembro, a comissão se reúne ordinariamente para discutir quem serão os agraciados. A medalha é acompanhada de um diploma e de livro próprio.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email