Presidência do TJ-PI realiza entrega de novos notebooks a magistrados de 1° grau

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Em ato solene realizado na manhã desta sexta-feira (26), o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Haroldo Rehem, realizou a entrega de novos notebooks aos magistrados de 1° grau de jurisdição, com o objetivo de ampliar a utilização dos sistemas judiciais e facilitar a mobilidade dos juízes quanto ao uso do Processo Judicial Eletrônico (Pje). O valor investido na aquisição dos 200 novos equipamentos foi de 1 milhão e 575 mil reais, advindo do Fundo de Reaparelhamento e Modernização Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).

“Nós disporemos, a partir de hoje, de um instrumento ágil, de última geração, que permitirá ao juiz despachar e decidir (os processos) em qualquer momento do dia e em qualquer lugar que esteja, não só do seu gabinete”, ressalta o juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, José Airton Medeiros de Sousa.

“Os novos aparelhos vão garantir, certamente, mais agilidade e celeridade no andamento dos processos, que é a finalidade do Tribunal de Justiça. Julgar e julgar rápido para que quem demande do Poder Judiciário tenha uma resposta o mais breve possível”, reitera o magistrado José Airton.

O juiz Thiago Brandão, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), destacou os benefícios para a Associação e para o TJ-PI, com a aquisição dos novos computadores. “Os equipamentos utilizados até então pelos magistrados foram entregues há cinco anos, obviamente ficou obsoleto e começaram a apresentar problemas técnicos. Foram necessários novos e atualizados computadores para facilitar o uso no sistema PJe”, declara.

Os demais magistrados que não puderam comparecer à cerimônia de entrega, no Gabinete da Presidência, poderão recebê-los na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TJ-PI, localizada no andar térreo do Fórum Cível e Criminal, em Teresina.

Equipamento
De acordo com o secretário geral José Wilson, os notebooks são computadores portáteis ultrafinos de última geração (a oitava e mais recente), da marca Dell, com capacidade de memória de 16GB, armazenamento e espaço físico de 256GB; cinco anos de garantia para o equipamento e 36 meses de garantia para as baterias, adquiridos através de uma ata de ajuste de preços do Banco Central.

O secretário geral reafirma a utilidade e importância dos novos equipamentos para a execução das atividades jurisdicionais no Processo Judicial Eletrônico: “os novos computadores possuem docking station, um suporte acoplado ao notebook, que permite a utilização de diversos recursos ao mesmo tempo, inclusive, três telas de utilização que vão facilitar muito o uso do Pje”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email