Início » TJPI » Destaques » Restruturação da SEJU visa conferir agilidade na Prestação Jurisdicional de cerca de 35 mil processos

Restruturação da SEJU visa conferir agilidade na Prestação Jurisdicional de cerca de 35 mil processos

 
 

Com intuído de alavancar a produtividade dos processos em andamento, a Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça do Piauí (SEJU) passa por uma restruturação interna que possibilitará a distribuição da força de trabalho, com a desconcentração de tarefas e melhoria do fluxo processual nas Coordenadorias Judiciárias Cível, Criminal e do Pleno.

Paula Meneses, Secretária Judiciária, destaca que a nova forma de trabalho é necessária e deve trazer impactos positivos no que diz respeito a rápida tramitação processual de feitos em andamentos. 

Paula Meneses, Secretária Judiciária

A reestruturação se faz necessária em virtude da elevada demanda processual e acúmulo de serviços nas coordenadorias, sobretudo porque visa melhorar a produtividade e agilidade no setor. Temos como meta diminuir a taxa de congestionamento dos processos pendentes de atividades cartorárias, propondo uma nova configuração estrutural para as coordenadorias, a fim de que possam atuar como unidades organizacionais totalmente integradas com os gabinetes de desembargadores e preparadas para a confecção dos seus expedientes processuais com maior dinamismo e celeridade”, reforça Paula.

Ela detalha que a Resolução nº 200/2020, de 14 de dezembro de 2020, além de criar na estrutura das Coordenadorias as Subcoordenadorias, aprovou em seu bojo também a reestruturação operacional da Coordenadoria do Pleno – COOJUDPLEN, para onde serão encaminhados os processos dos seguintes órgãos julgadores: Tribunal Pleno, Vice-Presidência, Presidência, Câmaras de Direito Público.

Ressaltou que todas as providências que visam o aprimoramento do funcionamento da 2ª Instância, no que diz respeito a redefinição das Coordenadorias Judiciárias, não importou na criação ou na extinção de cargos, ou aumento de despesa, em total conformidade com o art. 64, da Lei Complementar nº 230, de 29 de novembro de 2017.

ENTENDA MAIS SOBRE A RESTRUTURAÇÃO

As novas unidades organizacionais foram formadas pela equipe de transição destinada a aprimorar o planejamento das ações da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, para o biênio 2021/2022 e estão integradas com os gabinetes de desembargadores com objetivo de conferir maior dinamismo aos 35 mil processos acumulados na Coordenadoria Judiciária Civel (COOJUDCÍV).

Toda a reestruturação está sendo implementada com o apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC, que vem propondo soluções para as inconsistências presentes nos sistemas de tecnologia da informação.

ATUAÇÃO INTEGRADA

O Laboratório de Inovação – Opala Lab, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, coordenado pelo Desembargador Olímpio José Passos Galvão, atuará em conjunto com a Secretaria Judiciária (SEJU), no que diz respeito ao desenvolvimento de novas ferramentas e novas tecnologias nas rotinas de trabalho das Coordenadorias e Subcoordenadorias Judiciárias, a fim de contribuir e fortalecer as atividades de gerenciamento dos processos internos, realizando automatizações e alterações que se fizerem pertinentes ao aperfeiçoamento dos fluxos processuais.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email