Setor médico do TJ-PI orienta sobre importância da prevenção do câncer

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

O câncer já é a principal causa de morte em mais de quinhentas cidades brasileiras. Embora seja uma doença de origem genética, várias medidas podem ser tomadas para diminuir este risco.

Segundo a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (SUGESQ), as principais medidas de prevenção do câncer são atividade física regular, alimentação saudável, tomar vacina contra HPV e hepatite B, evitar exposição solar excessiva e manter peso adequado. Em termos de diagnóstico precoce as principais sociedades médicas recomendam a realização da mamografia a partir dos 40 anos de idade para mulheres no sentido de tentar detectar precocemente o câncer de mama.

O exame Papanicolau para diagnóstico precoce de câncer de colo de útero é recomendado a partir dos 24 anos de idade e repetido a cada 3 anos depois de 2 exames normais. Para o câncer de intestino grosso é recomendado a realização da colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 45 anos e 50 anos de idade ou como uma alternativa à pesquisa de sangue oculto nas fezes realizada anualmente a partir dos 50 anos de idade.

O câncer é uma doença que se diagnosticada precocemente as chances de cura são altas. Portanto, a realização de exames periódicos aumenta muito as chances de cura e diminui a agressividade do tratamento. É recomendável que todas essas medidas sejam postas em prática para que a incidência seja reduzida e o tratamento seja efetivo e mais suportável.

(FONTE: SUGESQ)
Compartilhe: