Início » TJPI » Destaques » Sugesq, Nusa e Nupemec promovem palestra sobre “L.E.R/D.O.RT: Prevenção através da Ergonomia” amanhã (24)

Sugesq, Nusa e Nupemec promovem palestra sobre “L.E.R/D.O.RT: Prevenção através da Ergonomia” amanhã (24)

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Visando ao estímulo e promoção da saúde dos magistrados e servidores, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida (Sugesq), do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), promoverá, nesta sexta-feira (24), a partir das 8h:30, palestra sobre o tema “L.E.R/D.O.RT: Prevenção através da Ergonomia”. A palestrante será a fisioterapeuta Laiana Sepulveda de Andrade Mesquita. A orientação acontecerá na sala das Câmaras Reunidas Cíveis (antiga Capela). 

O evento, promovido em alusão ao mês do trabalhador, tem por objetivo conscientizar magistrados e servidores acerca dos cuidados para com a saúde, especialmente quando na prática de movimentos contínuos e repetitivos no ambiente laboral, associados a uma postura inadequada, excesso de esforço e estresse.

Durante a palestra serão explanadas implicações da Lesão por Esforço Repetitivo (LER), também chamada de Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Caracterizada como uma síndrome que afeta tendões, músculos e nervos, principalmente dos músculos superiores, sobrecarrega ainda os sistemas muscular e esquelético, podendo provocar dores, inflamações e capacidade funcional da região comprometida.

Na oportunidade, será feita também a aplicação de bandagem funcional e dry needling (agulhamento a seco) e, ao término da palestra, será servido um lanche aos presentes.

A palestrante Laiana Sepulveda é graduada em Fisioterapia, pós-graduada em Osteopatia e Docência do Ensino Superior, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e doutora em Engenharia Biomédica pela UniCastelo. Possui atuação nas áreas de Osteopatia (D.O), Reeducação Postural Global (RPG), traumato-ortopedia e ergonomia. Atualmente, é docente adjunta da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias