Sustentabilidade: corpo funcional do TJ-PI já pode solicitar canecas de fibra de coco

 
 

Servidores, magistrados, oficiais de justiça, comissionados, auxiliares e estagiários do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI)  já podem solicitar suas canecas de fibra de coco para uso nos prédios do Poder Judiciário. A utilização das canecas se dá em substituição aos copos descartáveis de plástico para água, que terá sua distribuição encerrada no TJ-PI a partir de 14 de dezembro de 2020. Para requisitar a caneca, os interessados devem envia requerimento ao Departamento de Material via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Segundo o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a medida, coordenada pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa), visa amenizar os sérios problemas causados ao meio ambiente em razão do descarte indiscriminado de embalagens descartáveis na natureza e já vem sendo adotada por diversos tribunais do País. “Ademais, representa uma das ações socioambientais previstas no Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário Piauiense, que prevê a eliminação do uso de copos descartáveis para água”, acrescentou.

Além das canecas de fibra de coco para o corpo funcional, para jurisdicionados e visitantes serão oferecidos copos ecológicos, de papel, devendo ser instalados suportes em locais estratégicos, próximos aos bebedouros. “O copo de papel é uma alternativa interessante ao uso de copos descartáveis, altamente poluentes, por apresentarem um baixo impacto ao meio ambiente. O copo de papel não deixa qualquer resíduo no ambiente, pois sua composição conta com fibras de fácil decomposição”, explica Mônica da Paz Higino Reis,
coordenadora do Nusa.

Sustentabilidade
A iniciativa leva em consideração a Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário, e o Plano de Logística Sustentável do TJ-PI, que estabelece como uma de suas metas a eliminação do consumo de copos descartáveis para água até 2020.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email