TJ-PI avança em tecnologia para tornar mais eficiente sistema PJe

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

Agora, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) conta com maior capacidade de armazenamento em servidores software do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A conquista possibilitará economia de milhões de reais, além de grande avanço tecnológico com a duplicação das grades de computadores, que inicialmente eram sete e passa para 14 grades.

O aumento dos recursos computacionais justifica-se pelo fato de todos os casos novos, cíveis e criminais, inclusive dos juizados especiais, ocorrem atualmente no PJe. Com isso, a tecnologia tem o objetivo de melhorar o desempenho do sistema para usuários externos e internos, durante o horário de maior pico de uso entre 11h às 13h, além de sinalizar um avanço na interação entre técnicos e uma participação efetiva do TJ-PI no cenário tecnológico do Processo Judicial Eletrônico.

Essa aproximação entre as equipes do TJ-PI e CNJ, segundo o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Agnaldo Almendra, é vista de maneira otimista e com previsão de grandes mudanças no tratamento de dados dos processos judiciais.

“A colaboração tende a ser cada vez maior, inclusive com a previsão de capacitação de analistas do TJ-PI para contribuírem na codificação da versão nacional do software. A agenda de intervenções no sistema PJe deve se estender durante todo o ano de 2021, objetivando cada vez mais, a adaptação do sistema à realidade da atividade dos magistrados e servidores nas unidades judiciais de primeiro e segundo graus. Essas adaptações incluem revisão nos fluxos de tramitação e melhorias no tratamento dos dados dos processos judiciais”, enfatiza o secretário.

Desde de 2016, o TJ-PI possui convênio com CNJ para o uso PJe e neste momento acontece uma maior aproximação e colaboração do CNJ e do TJPI para resolução dos problemas do PJe.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email