TJ-PI homenageia ministro Kássio Nunes Marques durante inauguração de nova sede

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) homenageou, durante inauguração de sua nova sede, na noite desta segunda-feira, o ministro Kássio Nunes Marques com placa alusiva à sua posse no Supremo Tribunal Federal (STF). Em junho de 2019, o TJ-PI homenageou o ministro, à época desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com a comenda Colar do Mérito Judiciário, maior honraria concedida pelo Judiciário piauiense.

Diz a placa: “O Piauí no Supremo Tribunal Federal. No dia 7 de dezembro de 2020, na presença do Exmo. Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Kássio Nunes Marques, foi inaugurada esta nova sede do Tribunal de Justiça, que simboliza o Poder Judiciário moderno, dinâmico e eficiente. A presença do Ministro Kássio Nunes Marques na Suprema Corte brasileira dignifica e engrandece o Estado do Piauí, comprovando a força de vontade, a determinação e a inteligência de nossa gente”.

Em seu discurso, o ministro se disse honrado com a homenagem e afirmou que a nova sede do TJ-PI traz modernidade e conforto ao jurisdicionados, corpo funcional e magistrados para reforçar o trabalho de qualidade que a Justiça Estadual piauiense oferece.

Perfil

Kassio Nunes Marques é teresinense, tem 48 anos de idade e integrou o TRF1 entre 2011 e 2020, tendo sido seu vice-presidente de 2018 a 2020. Tomou posse como ministro do STF em 2020, ocupando a cadeira deixada pelo ministro Celso de Mello, que se aposentou no dia 13 de outubro deste ano.

Nova sede

Com estrutura moderna, a nova sede do Judiciário piauiense, localizada no bairro São Raimundo, zona Sudeste de Teresina, é ecologicamente sustentável, com sistema de energia solar, sistema de reaproveitamento de água das chuvas e tratamento de esgoto. Um espaço amplo, de arquitetura arrojada, somando uma área de 13.170m², que abrigará quatro câmaras para atender às Secretarias Cíveis e Criminais, 22 gabinetes para os desembargadores, plenário e demais setores ligados à presidência. O novo prédio conta também com cerca de mil vagas de estacionamento e um Tribunal Pleno com espaço para 230 pessoas.

Os investimentos foram de aproximadamente R$ 65 milhões, sendo R$ 10 milhões em mobiliário, com recursos próprios do Tribunal, via Fundo de Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Piauí (Fermojupi). O terreno foi cedido pelo Governo do Estado do Piauí, após uma desapropriação.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email