Unidade móvel do Hemopi estará na sede do TJ-PI dias 3 e 4 de dezembro

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realizará coletas de sangue na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) nos dias 3 e 4 de dezembro. A atividade faz parte de campanha de doação de sangue promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ-PI (Nupemec/TJ-PI) como ação de cidadania dentro da programação da Semana Nacional da Conciliação (SNC) 2020. Os servidores (efetivos, comissionados e terceirizados) que fizerem a doação no período da SNC, até 4 de dezembro, terão direito a um dia de folga a ser fruída em até 12 meses após a realização da doação (além da folga prevista em lei no dia da coleta).

Segundo o Hemopi, a cada doação é possível salvar até quatro vidas. Para doar, basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado, alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, o Hemopi recomenda a não ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação e não fumar 2 horas antes e 2 depois da coleta.

“Nosso objetivo é estimular a doação de sangue junto aos servidores do TJ-PI neste momento em que se realiza a Semana Nacional da Conciliação. Todas as medidas de segurança em relação à pandemia de Covid-19 estão sendo tomadas e serão reforçadas para dar ainda mais segurança aos doadores”, ressalta Rinaldo Sousa, coordenador de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ-PI.

Folga

De acordo com a Portaria n.o 1953/2020, a fruição da folga deverá ser requerida com antecedência mínima de cinco dias úteis e sua concessão ficará “sujeita à conveniência e oportunidade dos trabalhos da unidade de lotação do requerente”. O requerimento deverá ser instruído com o comprovante de doação expedido pelo Hemopi na data da campanha.

A Lei 1.075/1950 prevê que o servidor público tem direito a folga no dia em que realiza doação sangue. A folga é prevista a cada 12 meses de trabalho para doações voluntárias corretamente comprovadas.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email