Início » TJPI » Destaques » Vara de Execuções Penais de Teresina amplia programa ‘Reconstruindo Vidas’
Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI
 

Vara de Execuções Penais de Teresina amplia programa ‘Reconstruindo Vidas’

Em reunião realizada nesta quinta-feira (25/01), na Vara de Execuções Penais de Teresina –(VEP), a Prefeitura Municipal de Teresina, representada pelo Secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, manifestou interesse em participar do programa Reconstruindo Vidas, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

O programa Reconstruindo Vidas objetiva o acompanhamento, capacitação e oferta de oportunidades de trabalho aos apenados em livramento condicional, albergue domiciliar e egressos do sistema penitenciário, além do apoio às crianças e adolescentes, filhos de presas.

Com o programa, criado e implantado na VEP, segundo seu titular, juiz José Vidal de Freitas Filho, o Poder Judiciário Estadual busca combater a reincidência criminal, contribuindo para a redução da violência e da criminalidade. Acrescenta o juiz Vidal que muitas pessoas que foram condenadas pela prática de um crime têm, quando próximas do término da pena ou após seu cumprimento, grandes dificuldades no retorno à vida honesta, pela falta de qualificação, pobreza e inexistentes oportunidades de trabalho. Da mesma forma, há diversas crianças e adolescentes em situação de risco, em virtude da prisão de suas mães, o que, muitas vezes, realimenta a criminalidade.

Na reunião, ficou definida a participação da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, através da servidora Marfisa Mota, nas reuniões mensais do programa e foram apresentadas, pelo juiz Vidal de Freitas, informações sobre os programas Começar de Novo e Justiça Restaurativa.

Participam do programa, entre outras entidades, a Secretaria de Estado da Justiça, a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania, Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas, o SESC/SENAC e o SEBRAE.

FONTE: Vara de Execuções Penais de Teresina

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas notícias