Início » TJPI » Destaques » VEP divulga dados relativos à criminalidade durante saídas temporárias
Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI
 

VEP divulga dados relativos à criminalidade durante saídas temporárias

O juiz titular da Vara das Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas Filho, reuniu-se com a imprensa na manhã desta terça-feira, 11.07, na sala de audiências da VEP, no fórum “Desembargador Joaquim de Sousa Neto” (bairro Cabral). Na oportunidade, o magistrado divulgou dados recentes sobre a ocorrência de crimes no período no qual são concedidas saídas temporárias aos apenados que estão em regime semiaberto.

Foto: Fernando Castelo Branco

De acordo com os dados mostrados, 95% dos presos que são beneficiados com a saída retornam ao presídio. Para obter o beneficio é preciso que o preso esteja cumprindo pena em regime semiaberto (elegível após cumprimento de 1/3 da pena) e apresente bom comportamento. As saídas buscam coincidir com períodos ligados a comemorações familiares, tais como Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Fim de Ano. Os dados são relativos a saída temporária do Dia das Mães, que foi de 9 a 15 maio.

Foto: Fernando Castelo Branco

Os dados revelam que a média de crimes registrados durante a saída temporária e no restante do mês se mantém. O número médio de delitos por dia na semana de saída temporária foi de 51%. No restante do mês foi de 49%. “Constatamos que não corresponde à realidade o aumento de criminalidade em época de saída temporária. Em alguns delitos houve um aumento e em outros houve redução”, disse o juiz.

Os registros usados foram fornecidos pela Polícia Militar e são referentes a roubos, furtos, homicídios, roubo e furto de veículos, tráfico de entorpecentes, estupros, porte ilegal de armas, lesão corporal e tentativa de homicídio. Foi a primeira vez que um paralelo de crimes registrados durante uma saída temporária foi traçado. A VEP pretende fazer um novo levantamento na saída temporária do Dia dos Pais (segundo domingo de agosto).

Foto: Fernando Castelo Branco

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas notícias