Via Instagram: Nupemec promoverá live sobre “Os Desafios de Formação e Atuação do Mediador Judicial” no dia 10 de agosto

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nupemec/TJ-PI) promoverá, na segunda-feira (10), a partir das 11h, a live “Os Desafios de Formação e Atuação do Mediador Judicial e a Importância do seu Papel na Construção da Cultura de Paz”. A transmissão será feita via Instagram, por meio do perfil oficial do Nupemec na rede social (@equipenupemectjpi). Participarão do bate-papo a magistrada coordenadora do Nupemec, juíza Lucicleide Belo, e as mediadoras judiciais Paula Lima e Luíza Cruz, também servidora do Nupemec.

Durante o encontro on-line, serão discutidas questões relacionadas à Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário. Será  promovida, ainda, troca de conhecimentos acerca da formação do mediador judicial e de sua atuação no tocante à resolução de conflitos pelas vias consensuais.

A juíza Lucicleide Belo pontua que, “para a formação de mediador judicial, que envolve, obrigatoriamente, uma etapa teórica e uma etapa prática, o estágio supervisionado, é necessário muita dedicação do aluno, especialmente nessa última fase, uma vez que ele precisa participar de diversas sessões de mediação, relatando-as em seguida ao seu supervisor, para que possa colocar em prática todas as técnicas que aprendeu, atuando, assim, como um verdadeiro facilitador do diálogo entre as partes”, esclarece.

A magistrada coordenadora ressalta que “na pandemia, a mediação ganhou ainda mais importância”. “É um método adequado de solução de conflitos, que consegue efetivamente aproximar as partes, melhorando a comunicação entre elas e promovendo acordos à distância, por meio de sessões por videoconferência, que já têm sido realizadas por quase todos os Cejuscs do Piauí”, declara, ressaltando que o debate possibilitará aos alunos perceberem os desafios da formação do mediador e seu papel nas audiências realizadas por meio de videoconferência.

Palestrantes

Lucicleide Pereira Belo é juíza de direito titular da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina-PI; juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; juíza eleitoral da 97ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí.

Luiza Cruz de Melo é bacharel em direito, pós-graduada em direito civil e processual civil, mediadora judicial, pós-graduanda em mediação e arbitragem, assessora jurídica do Nupemec.

Paula Lima é bacharel em direito; mediadora extrajudicial, pós-graduada em direito tributário. Mediadora judicial e conciliadora. Especialista em Mediação de Conflitos. Especialista em Inteligência Emocional.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email