Diário da Justiça  
             

Notícias Nildomar (27/11/2007 - 11:42)

Desembargador Nildomar Despede-se do TJPI

Aconteceu às 11:30h, na manhã desta segunda-feira 26, no Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí, sessão solene de despedida do desembargador Nildomar da Silveira Soares que atingiu a idade compulsória. O evento foi bastante concorrido com presença de diversas autoridades do executivo, legislativo e judiciário no Piauí, além de várias lideranças políticas e nomes do mundo jurídico. O presidente do TJ, Luís Fortes do Rego presidiu a solenidade.

O desembargador Luís Rego, presidente do TJ/PI declarou aberta a sessão, explicando da sua finalidade e em rápido pronunciamento falou que Poder Judiciário do Estado do Piauí sentia-se honrado com a presença de todos na solenidade em que o Des. Nildomar Soares encerrava sua contribuição ao judiciário piauiense com a prestação de relevantes serviços a Egrégia Corte de Justiça do Estado.

Foram convidados para compor a Mesa de Honra o Excelentíssimo Senhor José Wellington Barroso de Araújo Dias, governador do Estado do Piauí; deputado Temístocles Filho, Presidente da Assembléia Legislativa; Dr. Silvio Mendes de Oliveira Filho, Prefeito Municipal de Teresina; Dr. Wilson Martins, Vice-Governador; Dr. Sebastião Ribeiro Martins, presidente da Associação dos Magistrados Piauiense - AMAPI e o Dr. Norberto Campelo, Presidente da OAB - PI.

O desembargador Nildomar Silveira iniciou seu discurso de despedida dizendo "Devolvo ao Tribunal, neste momento de despedida, a toga que, por anos, muito me honrou, esta vestimenta que Calamandrei confessou gostar "não pelas mangas largas, que dão solenidade aos gestos, mas pela sua uniformidade estilizada", lembrando que ela "corrige de modo simbólico todas as intemperanças pessoais e nivela as desigualdades individuais dos homens sob o uniforme escuro do cargo". Amanhã, não mais integrante desta Casa da Justiça, estarei sendo, certamente, julgado pelos jurisdicionados por minha atuação, por meu comportamento, por meus votos, despachos e decisões monocráticas, pelo que fiz e pelo muito que deveria ainda produzir", finalizou o desembargador.

O Presidente do Tribunal de Justiça, Luís Rego passou a palavra à mestre de cerimônia, jornalista Nadja Rodrigues que fez a leitura do belíssimo texto do escritor Gabriel Chalita que tem como título "Oração do amigo", cujos versos agradaram e emocionaram aos presentes.

O desembargador Nildomar Soares foi muito aplaudido pelos presentes por ter escolhido tão belas palavras em que classifica o verdadeiro amigo. Membros do mundo jurídico do Piauí, autoridades da política estadual, Militares, amigos, familiares e, principalmente, companheiros que trabalharam com o desembargador que lotaram o Auditório do Pleno do Judiciário.

Nildomar Silveira também ouviu as palavras elogiosas do Procuradora de Justiça, Dra. Teresinha Marques, que se pronunciou em nome do Ministério Público Estadual.

O governador José Wellington Barroso de Araújo Dias em um discurso breve, durante a sessão solene de despedida do desembargador Nildomar que adiou compromisso em Brasília por não poder faltar a esta solenidade. O governado lembrou que "tive a difícil tarefa de escolher um nome da lista tríplice que me foi apresentada, por fim optei pelo nome de Vossa Excelência pela capacidade, inteligência e honestidade para desenvolver serviços com seus pares na composição do Colegiado da Egrégia Corte da Justiça do Piauí", finalizou Wellington Dias.

O Presidente Luís Fortes do Rego concedeu a palavra ao desembargador Edvaldo Pereira de Moura para que fizesse a saudação oficial ao desembargador que se despedia da Corte, em nome do Tribunal de Justiça do Piauí. O Vice-presidente enalteceu as qualidades do Des. Nildomar Soares e os relevantes serviços prestados pelo brilhante Magistrado à magistratura do Piauí. Lembrou ainda das várias obras jurídicas escritas pelo mestre e que esta ficarão marcadas no mundo jurídico do Estado. São obras que servirão como fonte de pesquisa para magistrados, historiadores, estudantes e professores do curso de Direito.



Após todos pronunciamentos, o presidente do TJ declara encerrada a solenidade, agradecendo a presença de todos.

Dinavan Fernandes Araújo
Assessor de Imprensa
dinavanfernandes@hotmail.com ou Dinavan@tj.pi.gov.br
Telefones: (86) 3216 7435 ou (86) 8804 9797


Fonte: ASCOM - TJ/PI