Diário da Justiça  
             

Notícias Conciliação (11/12/2007 - 06:33)

Resultado da Semana Nacional da Conciliação de 2007 é expressivo no Piauí

A Semana Nacional da Conciliação de 2007 realizada no Piauí teve resultados expressivos. Em todo o Estado foram marcadas mais de 2.500 audiências. As ações foram desenvolvidas em todos os fóruns e juizados especiais de Teresina. Nas quatro comarcas de 4ª Entrância: Parnaíba, cerca de 500 audiências. Na Comarca de Picos foram listados cerca de 700 processos, em Campo Maior 150 audiências e em Floriano, aproximadamente 300 pequenos conflitos. As ações são de natureza cível, de família e originárias dos Juizados Especiais. Só na capital, foram treinadas 120 pessoas entre conciliadores e estagiários de Direito. Segundo o desembargador Edvaldo Pereira de Moura, Coordenador do Conciliar em nosso Estado, "O resultado em números não é o mais importante e sim uma mudança de cultura da sociedade. Melhor que brigar é conciliar", finalizou Edvaldo Moura.

Com presença de autoridades dos mais diversos escalões na abertura dos trabalhos no dia 03 de dezembro, em Teresina, além do Presidente do Tribunal de Justiça e vários Desembargadores, representantes do Governador do Estado, do Procurador Geral de Justiça, da Procuradora da Defensoria Pública, dentre muitas outras. Durante todo o dia 03 de dezembro de 2007 muitas pessoas passaram pelos fóruns e juizados especiais em busca de solucionar seus conflitos. Centenas de pessoas estiveram também em Parnaíba, Picos, Campo Maior e Floriano, o que demonstra a ampla divulgação do evento.

A Semana Nacional da Conciliação de 2007 envolveu mais de 350 servidores voluntários do Judiciário e foram prestados atendimentos a mais de 2.500 pessoas, sem se computar os advogados envolvidos. O Coordenador do Movimento pela Conciliação no Estado do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, ficou satisfeito com os números alcançados pelo Movimento em nosso Estado.

O Movimento da Semana de Conciliação teve seu encerramento no dia 08 dezembro, com a presença do desembargador Luís Fortes do Rego, Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí; Vice-presidente e Coordenador do Conciliar, Juizes e servidores do Judiciário Estadual e representantes de três cartórios, com a celebração de 307 Casamentos Comunitário realizados pelo o Juiz de Direito, Dr. Antonio Soares, na quadra coberta do SESC, Bairro Ilhotas, que recebeu cerca de 2.200, os presentes tiveram a oportunidade de presenciar uma grande ação de cidadania promovida TJ/PI, ações essas que vêm sendo desenvolvidas pelos servidores do Projeto Justiça Itinerante em todo território piauiense.

Com resultados parciais, a média estadual está em 58,60%. Para o Poder Judiciário estadual o evento foi um grande sucesso e marca o início de um trabalho de conscientização e cultura de todos de que a Conciliação é um caminho viável.


Fonte: ASCOM - TJ/PI