Diário da Justiça  
             

Notícias Workshop (19/03/2015 - 11:09)

Novas práticas aplicadas na rotina de trabalho buscam mudar realidade da esfera criminal

Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, do corregedor geral desembargador Sebastião Martins, dos desembargadores Erivan Lopes (Núcleo de Gerenciamento e Fiscalização Carcerária), Edvaldo Pereira de Moura e Pedro Macêdo, dos juízes José Vidal de Freitas Filho (Vara das Execuções Penais) e Júlio Garcéz (AMAPI), foi aberto, no auditório do TJPI, na manhã desta quinta-feira, 19.03, o workshop de Ciências Criminais, reunindo ainda Secretaria de Justiça, Ministério Público, Ordem dos Advogados-Secção PI e Defensoria Pública.

O presidente do TJPI abriu os trabalhos saudando os presentes e falando da importância de discutir as inovações em relação às boas praticas na esfera criminal. Fazendo uso da palavra, o desembargador Erivan Lopes contou da sua experiência a frente do GMF, onde, ao lado do juiz das Execuções Penais, José Vidal de Freitas Filho, organizou uma atualização nos números relativos a encarceramento, podendo enxergar assim com mais clareza e mais próximo da realidade as estatísticas sobre a situação nos presídios. Um dos proponentes do encontro, o desembargador Erivan enfatizou a necessidade de discussão e troca de experiências dos magistrados que trabalham na especialidade criminal, contribuindo não apenas para a celeridade da Justiça mas para mudar o panorama das penitenciárias brasileiras.

Seguindo-se à abertura, o desembargador Nereu José Giacommeli deu início às palestras do dia, em torno da temática das medidas cautelares como forma de alternativa ao encarceramento. A palestra teve como presidente da mesa o desembargador Erivan Lopes. Ainda na parte da manhã está previsto debate, com os magistrados Marcelo Mesquita e Thiago Aleluia.

O workshop de Ciências Criminais segue na parte da tarde, com palestra sobre penas alternativas ministrada pelo juiz do TJMG Antonio José Pêcego, tendo o desembargador Edvaldo Moura como presidente da mesa; em seguida rodada de debates com os magistrados Raimundo Holland Queiroz e Ulysses Gonçalves Neto. Na sexta-feira, 20.03, o workshop é fechado às discussões em grupos de trabalho e reunião entre juízes e desembargadores que compõem as Câmaras Criminais.

 

Galeria de Imagens - 19.03 

Galeria de Imagens - 20.03

Fernando Castelo Branco

Fonte: ASCOM TJPI