Diário da Justiça  
             

Notícias Inovações (10/01/2008 - 08:16)

Muitas inovações na TV e Rádio Justiça

Muitas inovações foram conquistadas pela TV Justiça e pela Rádio Justiça durante todo o ano de 2007. Entre elas, destacam-se a inauguração do sinal aberto da TV e a nova freqüência da Rádio, em 104,7 MHz.

O canal da TV Justiça com sinal aberto foi inaugurado em cerimônia realizada no dia 15 de agosto, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Desde então, todo o Distrito Federal passou a receber a transmissão da programação da emissora pelo canal 53/UHF. A solenidade fez parte das comemorações do Bicentenário do Judiciário Independente no Brasil e foi transmitida ao vivo pela própria TV Justiça.

A fim de aproximar o cidadão do Poder Judiciário, em 2007 a emissora realizou programas, entrevistas, reportagens e matérias jornalísticas voltadas para o esclarecimento das decisões judiciárias e seus termos, com linguagem simples e de fácil compreensão.

A TV Justiça transmitiu, ao vivo, eventos de importância e de interesse nacional, como, por exemplo, as sessões solenes de abertura do ano judiciário e do ano legislativo; o 1º Seminário de Gestão da Informação Jurídica em Espaços Digitais; a audiência pública sobre uso de células-tronco; o lançamento do Sistema Integrado da população carcerária; a implantação do processo eletrônico no STF; a sessão plenária do STF sobre Fidelidade Partidária; o Ação Justiça; a Semana Nacional da Conciliação. Em especial, as sessões plenárias de julgamento do inquérito do Mensalão apresentaram grande destaque durante a programação da emissora.

Rádio Justiça

Em relação à Rádio Justiça, a novidade ocorreu no dia 29 de maio, data em que a emissora passou a operar na freqüência 104,7 MHz, com a concessão obtida de canal em FM. A programação tornou-se mais agradável e atrativa após a reelaboração e criação de treze novos programas, sendo seis jornalísticos e sete culturais. Os jornalísticos são Justiça Repórter, Hora Legal, Comunidade, Direito Privado, A Justiça Responde e Acesso Público, e os culturais são Justiça em cena, Na Trilha da Vida, No Tempo da Música, CineMúsica, Pro Verbo, Ondas Culturais e Platéia.

Em 18 de setembro, a Rádio Justiça inaugurou o novo portal na internet e com ele a Radioagência Justiça, um espaço que permite a postagem de programas, boletins e reportagens, disponíveis para download de qualquer colaborador ou emissora cadastrados. A Radioagência distribui o conteúdo das reportagens e boletins em onze editorias: STF, Trabalho, Saúde, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Eleitoral, Geral, Criminal, Infância e Juventude, Consumidor e Economia. As radionovelas e as reportagens especiais são postadas como poadcast. Até novembro, 110 emissoras já haviam se cadastrado na Radioagência.

Outra melhoria realizada foi a reforma do centro de transmissão da Rádio para adequar o espaço físico da Rádio Justiça tendo em vista o atendimento às novas demandas.


Fonte: Supremo Tribunal Federal