A Seção de Estatística da Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Piauí disponibilizou o Boletim Estatístico em seu novo formato mais interativo. No Boletim, constam as principais variáveis e indicadores de produtividade do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), partindo de uma visão geral do Órgão e descendo ao nível dos quatro principais grupos (1º Grau, 2º Grau, Juizados Especiais e Turmas Recursais).

No documento , podem ser encontrados casos novos, processos baixados, casos pendentes, taxa de congestionamento e demais informações que podem ser comparadas com os mesmos períodos de anos anteriores.

De acordo com  a última publicação do Boletim, é possível observar o aumento significativo de casos novos (106.610 no primeiro semestre de 2021 contra 88.175, no mesmo período, em 2020) e processos baixados (93.489 no primeiro semestre de 2021 contra 84.501 em 2020).

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica, Lanny Cléo, o aumento de processos baixados  se dá em decorrência, principalmente, da melhoria da atuação do 2º Grau, que aumentou em quase 200% sua produtividade no 1º Semestre de 2021 (14.797 nos primeiros seis meses de 2021 contra 5.092 no primeiro semestre de 2020).

A secretária destaca ainda que o objetivo é que o boletim seja publicado de forme trimestral , avançando com a disponibilização desses dados em tempo real. “Tudo isso, para que nossos gestores e jurisdicionados possam ter acesso e conseguir acompanhar, com máxima transparência, os resultados do trabalho de magistrados (as) e servidores(as) em prol de uma justiça mais célere e eficiente”, finaliza Lanny Cléo.