Com o objetivo de viabilizar novas atividades em parceria para capacitação dos egressos do sistema prisional de Teresina, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Oliveira, e a secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lanny Cléo, se reuniram na manhã desta terça-feira (31), com os dirigentes do Sebrae-PI.

No Sebrae, receberam a equipe do TJ-PI o diretor-superintendente do Sebrae no Piauí, Mario Lacerda, o diretor técnico Delano Rocha e o diretor administrativo-financeiro do Sebrae no Piauí, Julio César Lima Filho.

Na reunião, o presidente do TJ-PI, desembargador Oliveira, destacou que a qualificação em empreendedorismo para os egressos garantirá um novo leque de possibilidades de reinserção dos mesmos no mercado de trabalho, com o consequente abandono da criminalidade e redução da violência.

“Além da rejeição pela sociedade civil e empresarial, em decorrência da condenação criminal, a falta de vagas de emprego para quem já esteve preso um dia ocorre pela falta de capacitação, baixa escolaridade e longos períodos sem exercer atividades de trabalho. Os projetos que nascem dessa parceria com Sebrae darão novos rumos para a vida dessas pessoas”, pontuou o desembargador.

Durante a reunião foram discutidas estratégias para capacitações aos egressos na área de gestão do próprio negócio. A secretária de Gestão Estratégica, Lanny Cléo, destaca que será elaborado um termo de cooperação que possibilite ações de conscientização e capacitação dos egressos do sistema prisional para atuação através da prestação autônoma de serviços, por exemplo.

“Após a saída do sistema prisional, é inevitável o desemprego que cerca essas pessoas. Através dessa parceria, será possível minimizar os obstáculos enfrentados por quem já cumpriu a sua pena e resolveu suas pendências com a sociedade”, finalizou a secretária.