A governança se preocupa com a qualidade do processo decisório e sua efetividade: como obter o maior valor possível para o(s) proprietário(s) e para as partes interessadas? Os problemas priorizados foram resolvidos? Como, por quem e por que as decisões foram tomadas? Os resultados esperados foram alcançados? A gestão, por sua vez, recebe o direcionamento superior e se preocupa com a qualidade da implementação desta direção, com eficácia e eficiência: está claro o que deve ser feito? Tem-se os recursos necessários? Quais os riscos mais relevantes para o cumprimento da missão? Quanto é razoável gastar?

É formada por um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Além disso, busca aperfeiçoar a eficiência, a eficácia e a efetividade da Administração Pública, utilizando-se de princípios e diretrizes para que o processo de tomada de decisões seja feito de forma estruturada e subsidiada por colegiados especializados.

O TJPI estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pelo Poder Judiciário com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas e tecnologia da informação e comunicação), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema.

O TJPI por meio do Provimento Conjunto Nº 39/2021 tem como finalidade a implantação da gestão de comitês, comissões e grupos de trabalho do Poder Judiciário do Estado do Piauí, como importante ferramenta da governança institucional, visando aprimorar mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade que contribuem diretamente para o alcance das metas da nossa Instituição.