Início » Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação.

Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação.

O Poder Judiciário, através da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação, tem aliado ações para confrontar esse problema dentro do ambiente de trabalho. Configuram como violação de lei a privação à liberdade sexual ou condutas que diminuam a integridade e a dignidade do indivíduo. Neste sentido, manter um ambiente de trabalho saudável e seguro é dever de todos.

Como o assédio afeta a vida do trabalhador?

As práticas de discriminação e assédio são formas de violência psicológica que afetam a vida do trabalhador, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais.

O que é assédio moral?

São condutas abusivas que violam a integridade, dignidade humana do trabalhador por meio de humilhação, constrangimento, exclusão, isolamento ou insultos que geram abalo psicológico.

O que é assédio sexual?

É quando existe um desrespeito à intimidade, são condutas realizadas por um indivíduo contra a vontade de alguém privando a sua liberdade sexual que geram o efeito de constrangimento.

O que é discriminação?

A ação ou omissão violadora, sem critérios justificados seja pela raça, sexo, identidade, religião, nacionalidade do indivíduo, deficiência, abrangem formas comuns de discriminação.

Como denunciar?

Acesse o formulário pelo link Formulário de Denúncia – Assédio moral, assédio sexual e discriminação.
A denúncia é sigilosa e será encaminhada à Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação do Poder Judiciário do Estado do Piauí, que procederá a investigação e tomará as providências pertinentes.

Como receber apoio?

Se precisar, o Tribunal de Justiça do Piauí oferece apoio psicológico por meio da equipe multiprofissional da Superintendência de Gestão da saúde e Qualidade de Vida-SUGESQ.

A denúncia é essencial para o enfrentamento do assédio e para a promoção da igualdade e do respeito à diversidade no ambiente de trabalho.

Clique aqui e saiba mais.

Compartilhe: