Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos. Uma das suas principais características é o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.
O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí adotou o SEI como sistema de virtualização de processos administrativos em substituição ao processo físico e ao sistema de acompanhamento e-doc. Desse modo, a partir de 26 de setembro de 2016 a criação de novos documentos e processos administrativos na Sede do Tribunal e nas comarcas do interior deverá ser realizada obrigatoriamente por meio do SEI.
Documentos importantes:
- Resolução (Implantação do SEI) nº 22 de 15 de setembro de 2016
- Instrução Normativa Conjunta (Sistematização do SEI no TJPI) nº 01 de 26 de setembro de 2016 (pdf)
- Instrução Normativa (Acessos ao SEI) nº 01 de 30 de setembro de 2016 (pdf)
- Manual do Usuário – Sistema SEI (pdf)
- Slides do treinamento do SEI (pdf)
Acessar o sistema:
- Usuários internos, para acessar o sistema, devem ser usados o mesmo usuário e senha do sistema Intranet.
- Usuários externos, para acessar o sistema:
- Primeiro deve ser efetuado o cadastro no endereço https://sei.tjpi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0:
- Esse cadastro deve seguir o passo a passo presente no manual: Manual de Cadastro de Usuário Externo
- Após o cadastro o usuário deverá enviar documentos para validação (Identidade, CPF e Comprovante de Residência) e aguardar a conferência dos mesmos.
- Esse envio deve ser feito via GLPI no endereço https://glpi.tjpi.jus.br/glpi/marketplace/formcreator/front/formdisplay.php?id=3
- A Central de Serviços fará a conferência dos documentos enviados com os dados cadastrados e retornará no GLPI gerado no passo anterior a informação se o cadastro foi ativado ou se restou alguma pendência.
- Apenas o cadastro de pessoas físicas é aceito, para representar pessoas jurídicas devem ser cadastradas as pessoas físicas preposta
- Primeiro deve ser efetuado o cadastro no endereço https://sei.tjpi.jus.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0:
- O peticionamento eletrônico no SEI foi implantado através da portaria nº 365 de 12 de fevereiro de 2021
- Usuários externo cadastrados podem peticionar processos no SEI através de seu ambiente de usuário externo
- Manual do Peticionamento Eletrônico
- Portaria (Implantação do Peticionamento Eletrônico) nº 365 de 12 de fevereiro de 2021
- O sistema está disponível pela internet:
- O ambiente de testes, pode ser usado para treinamento e simulações antes do uso do ambiente oficial.
Vídeos de orientação:
- Iniciar processo
- Incluir documento em processo
- Enviar processo
- Controle de processos
- Ciência
- Texto Padrão – Como criar
- Texto Padrão – Como usar