Início » TJPI » Destaques » Análise comparativa projeta crescimento na produtividade do Tribunal de Justiça do Piauí  

Análise comparativa projeta crescimento na produtividade do Tribunal de Justiça do Piauí  

 
 

Um relatório elaborado pela Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) mostra como tem sido a atuação do Tribunal de Justiça no Piauí (TJ-PI) nos últimos cinco anos em relação à produtividade (processos baixados/magistrado) no âmbito do 2º grau.

“Conforme o Relatório CNJ Justiça em Números 2020, ano base de 2019, o TJPI produziu menos 50% do que poderia e, quando a análise se  restringe ao 2º grau, a situação é ainda mais preocupante pois de acordo com o mesmo Relatório, nossos desembargadores produziram menos  72% do que o esperado. Vale ressaltar que no Relatório Justiça em Números 2021, ano base  2020, que logo será publicado pelo CNJ, a situação do TJPI não será diferente”, detalha Lanny Cléo, Secretária de Gestão Estratégica.

Todavia, há um cenário novo pela frente, onde o TJPI será destacado de forma positiva, principalmente no que tange à atuação do 2º no ano de 2021, conforme se observa na tabela abaixo.

“Só no primeiro semestre de 2021, a produtividade do 2º Grau (Processos Baixados) já é maior do que a dos anos inteiros de 2017 a 2020. Já São 14.797 (quatorze mil, setecentos e noventa e sete) processos baixados, o que dividido pelo número total de desembargadores (20), chegamos à média de 740 processos baixados por desembargador em apenas seis meses. Este número já é superior em 111 processos baixados/desembargador quando se compara  com todo o ano de 2019, que foi de 629 processos baixados/desembargador e quando o ano de comparação é 2020, a diferença positiva é de 169 processos baixados/desembargador”, explica Lanny Cléo.

É importante destacar que, nos números apresentados no Boletim  publicado no Portal da Estratégia, ainda não foram incluídos os meses de julho e agosto e faltam quatro meses (setembro a dezembro) para finalizar o ano de 2021, ou seja, ainda tem uma boa margem de tempo para continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido, de forma estratégica.

“Podemos estabelecer a meta de melhorar ainda mais a  produtividade até o final do ano. Para tanto será necessário o empenho consciente de todos (Desembargadores e seus Gabinetes, Seju e suas Coordenadorias, Juízes Auxiliares, Opala-Lab e SEGES, entre outros)”, acrescenta.

Para que o TJPI atingisse esse número tão significativo no primeiro semestre/2021, as seguintes ações, todas constantes do Plano de Gestão 2021/2022, foram necessárias:

PROJETO EXITOSO
De acordo com a Secretária Judiciária, Paula Meneses Costa, o resultado do ‘Projeto dos 100 Dias de Baixa Processual’ representa o sucesso do esforço concentrado dos servidores das Coordenadorias Judiciárias em alavancar diretamente a produtividade do 2º grau, sobretudo, pelo excelente quantitativo alcançado.

“É um verdadeiro Raio X da prestação jurisdicional ocorrendo de forma mais célere e eficiente, diminuindo o acervo processual no 2º grau de jurisdição”, avalia a gestora.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email