Assédio moral e sexual são combatidos em campanha no judiciário piauiense

Publicado por: Nehemias Lima

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí e a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, lançam nesta segunda-feira (23) a campanha A favor do trabalho, contra o assédio, uma iniciativa do Judiciário piauiense que busca levar a conscientização, prevenção e combate à violência psíquica ou física no ambiente laboral.

Até o dia 30 de maio, no âmbito da justiça piauiense, serão realizadas ações e campanhas educativas para sensibilizar gestores e servidores, reforçando a ideia de que essa conduta nociva deve ser punida, mas também evitada e fiscalizada.

De acordo com uma pesquisa realizada pela BBC Brasil onde foram ouvidas quase cinco mil pessoas em todo o país, situações constrangedoras em ambiente de trabalho são praticadas, em sua maioria, pelos chefes diretos das vítimas, por alguém que tenha um cargo mais alto dentro da hierarquia das instituições ou por seus próprios colegas de trabalho.

Para o chefe do Judiciário piauiense, desembargador José Ribamar Oliveira, a campanha ajudará servidores (as) e estagiários (as) do TJ-PI e também reforçará as ações de combate ao assédio moral e sexual fora das dependências do tribunal.

“Estamos criando, em todo o Judiciário piauiense, materiais que reforçam a nossa campanha e trazem conceitos, exemplos, diferenças entre atos de gestão e assédio, como prevenir, a quem recorrer, entre outras informações úteis para a prevenção dessa prática abusiva”, frisa o presidente do TJ-PI.

Como parte da programação da campanha, o TJ-PI realiza a palestra “Assédio Moral no Trabalho sob a Ótica da Psicologia”, a ser ministrada pela psicóloga Dra. Diana Márcia de Carvalho Melo, em duas ocasiões. Na próxima quarta-feira (25), às 15h, a neuropsicóloga profere a palestra no auditório do novo Palácio da Justiça, na avenida Padre Humberto Pietrogrande, no bairro São Raimundo. Já na quinta-feira (26), a palestra ocorrerá no auditório do Tribunal de Justiça, no bairro Cabral.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email