Início » Coordenadoria da mulher » Campanha “Sinal Vermelho”: comarca de Itaueira é primeira do Piauí a ter 100% de adesão de farmácias

Campanha “Sinal Vermelho”: comarca de Itaueira é primeira do Piauí a ter 100% de adesão de farmácias

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Quase 10 mil farmácias em todo o País já aderiram à campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio dos Tribunais brasileiros e das seccionais das associações de magistrados. Esta semana, a comarca de Itaueira tornou-se a primeira do Piauí a atingir 100% de adesão das farmácias da região à campanha. Além de Itaueira, a comarca abrange ainda o termo judiciário de Rio Grande do Piauí. Para alinhar as informações relativas à campanha, a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoveu, na última semana, reunião virtual com a equipe da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal da Mulher do Rio Grande do Piauí.

Em Itaueira, localizada a 346 km de Teresina, a sensibilização dos proprietários de farmácias se deu por parte do magistrado titular da unidade, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, e servidores do Fórum, em atendimento à solicitação feita pela Coordenadoria da Mulher. Ao todo, sete farmácias da cidade tornaram-se parceiras do projeto. São elas: Farmácia Santana; Farmácia Bom Jesus; Farmácia e Drogaria Piauí; Drogaria Andrade; Drogaria Beserra; Drogaria Beserra 2 e Farmácia do Trabalhador.

Já em Rio Grande do Piauí, situada a 381 km de Teresina, primeira cidade a alcançar 100% de engajamento das farmácias à campanha, a sensibilização dos proprietários de farmácias se deu por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Mulher. São, ao todo, cinco as farmácias da cidade que, agora, participam da campanha: Casa São Francisco; Drogaria Costa e Silva; Drogaria Saúde e Economia Farmácia Martins e Farmácia Moura.

De acordo com a secretária-executiva da Coordenadoria da Mulher do TJ-PI, Leina Mônica, “após essa reunião virtual que teve como objetivo detalhar informações relativas à Campanha e realizar entrega de material informativo, a próxima ação da Coordenadoria na comarca de Itaueira será a promoção de uma capacitação junto à rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, como forma de fortalecer o enfrentamento a este fenômeno nos dois municípios”, pontua.

Campanha Sinal Vermelho

A campanha foi criada com a missão de atenuar os índices de violência contra a mulher e formar uma rede de denúncias segura às vítimas de violência em casos desta natureza, especialmente diante do quadro de isolamento social e das dificuldades advindas, como a dificuldade de as vítimas efetuarem a denúncia junto aos órgãos que lidam com a matéria, pois essas passam a ficar mais tempo confinadas em seus lares com seus agressores.

Parceiros

No Estado do Piauí, o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Mulher, e da Associação dos Magistrados, estão sensibilizando instituições da Rede de enfrentamento à violência contra a mulher, como Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Secretária de Segurança Pública, Secretaria de Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Mulher, Organismos de Políticas para Mulheres – OPM’s, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria Estadual e Municipais de Assistência Social para adesão à campanha; magistrados e servidores do Poder Judiciário para mobilização de estabelecimentos em suas comarcas; e o Conselho Regional de Farmácia, o Sindicato do comércio varejista de produtos farmacêuticos do Piauí, o Sindicato dos farmacêuticos e os coordenadores das maiores redes de farmácias do Estado para maior envolvimento de profissionais que atuam nesses espaços.  As cadeias de farmácias no Piauí como Pague Menos, Globo e Drogasil, que totalizam 87 estabelecimentos, já estão fazendo parte desta campanha, atuando nas cidades de Teresina e em 17 estabelecimentos situados em cidades do interior, em Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e Campo Maior.

 

Compartilhe: