Comarca de Picos encerra a primeira edição do projeto “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A 4ª Vara Criminal da comarca de Picos, em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI) e a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), encerrou, nesta terça (26), mais uma etapa do projeto “Reeducar: o homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, visando à promoção de discussões pautadas na igualdade de gênero, prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O encontro foi conduzido pelo magistrado Fabrício Paulo Cysne de Novaes, juiz auxiliar da 4ª Vara Criminal de Picos, e pelo coordenador do projeto, José Francisco do Nascimento, assistente social do Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha da comarca de Picos.

O objetivo do projeto é sensibilizar homens em processo judicial relacionado ao contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher quanto ao reconhecimento e responsabilidade de tais práticas por meio de ações educativas. Durante os encontros, são realizadas rodas de conversas, debate e troca de informações com um grupo de homens autores de violência contra a mulher. Para formar o grupo que integrará a roda de conversa em cada etapa do projeto, são feitas avaliação e seleção prévias. 

Já foram abordados em encontros anteriores os temas “O homem na atualidade”, “Afetividade conjugal”, “O uso e os efeitos das substâncias psicoativas e a prática da violência doméstica”, “Habilidades sociais e autocontrole” e  “A saúde do homem”. O tema desta edição foi “A Lei Maria da Penha e a Violência Contra a Mulher”, tendo como facilitador o juiz Fabrício Novaes. A mediação ficou a cargo da equipe multidisciplinar Lei Maria da Penha, composta por assistentes sociais e psicóloga. Participaram ainda do encontro o magistrado Sérgio Fortes, juiz titular da 4ª Vara Criminal de Picos, a defensora pública Julieta Sampaio Neves Aires e os servidores da unidade.

Os encontros são realizados às terças-feiras, no auditório do Fórum da Comarca de Picos. As atividades realizadas nesses encontros utilizam recursos como exposição dialogada, exibição de vídeos, músicas reflexivas e dinâmicas de grupo, a fim de incentivar a participação dos membros, que têm sua identidade preservada.

Ao avaliar a primeira etapa do projeto, o magistrado Fabrício Novaes declara que “esse projeto confere um enorme ganho à sociedade, pois trabalha na reconstrução da dignidade do agressor e na proteção à vítima ante a melhor abordagem do tema, no que diz respeito à forma de tratamento que a sociedade passará a dispensar às mulheres, evitando casos de recidivas violentas”.

O magistrado acrescenta que “as expectativas são de multiplicação do projeto para abranger a maior parte possível da sociedade, pois há ricos e incontestes efeitos positivos na transmissão de informações quanto aos efeitos negativos e o tratamento dado aos casos de violência doméstica”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email