EJUD-PI abre inscrições para curso ‘Capacitação de Profissionais do Serviço Integrado Multidisciplinar – SIM”

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (Ejud-PI), dando continuidade à implementação das formações previstas no Calendário EJUD/TJPI/2021, abre as inscrições para o curso “Capacitação de Profissionais do Serviço Integrado Multidisciplinar – SIM”, a realizar-se nos dias 23 e 30 de abril, e 7 e 14 de maio, no horário das 14h às 17h40min. As inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (16), no site da Escola Judiciária.

Em face da impossibilidade de realização de encontros presenciais de maneira segura, em decorrência da necessidade de minoração dos riscos de contaminação pela Covid-19, seguindo ainda as normativas do TJPI para realização de atividades educacionais, as aulas serão ministradas na modalidade presencial mediada por tecnologia, através da plataforma Cisco Webex Meetings.

A formação contará com a carga horária de 16h/a. As aulas serão ministradas pelo magistrado Georges Cobiniano Sousa de Melo e pela servidora Sâmia Cristina Pereira da Silva.

Serão ofertadas 40 vagas aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), destinadas, preferencialmente, aos profissionais especializados da área de psicologia, serviço social, pedagogia ou relacionados. Para realizar a inscrição, o interessado deverá acessar o link 

A formação objetiva, dentre outros pontos, capacitar os profissionais especializados, nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, para subsidiarem magistrados em suas decisões e para acolherem, orientarem e encaminharem crianças, mulheres e idosos em situação de
vulnerabilidade, nas mais diversas etapas e ritos processuais, com a finalidade de combate e prevenção da violência.

Entre os temas a serem abortados durante a formação, estão: Direitos humanos; Sistema internacional de direitos humanos; Direitos humanos das crianças e adolescentes, direitos das mulheres e direitos dos idosos; Direitos fundamentais; Sistema de Justiça; Atividades multidisciplinares no Poder Judiciário; Visitas domiciliares, avaliações, laudos, pareceres, estudos e relatórios; Violência doméstica e familiar contra a mulher; Medidas protetivas de urgência; Justiça Restaurativa; Depoimento especial e; Direitos e garantias das pessoas idosas, dentre outros.

Finalizada a formação, os participantes capacitados poderão emitir certificado por meio da plataforma EducaEnfam. A modalidade do formato online, presencial mediado por tecnologia, está em conformidade com a Portaria Nº 2211/2020 –PJPI/EJUD-PI, de 22 de julho de 2020.

MINISTRANTES
Georges Cobiniano Sousa de Melo
Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). É Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa e Coordenador-Adjunto da Coordenadoria Estadual da Mulher. Recentemente, foi agraciado com a função de 1º Vice-presidente no XIII Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (XIII FONAVID). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela ESA/PB e Bacharel tanto em Direito, pela UFPB, quanto em Relações Internacionais, pela UEPB. É Formador Internacional pela Rede Iberoamericana de Escolas
Judiciais (RIAEJ) e Formador pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (ENFAM). Possui formação complementar em Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (EPM), Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (CNJ), Fundamentos para implementação da Justiça Restaurativa nos Tribunais (ENFAM) e Facilitadores para Grupos Reflexivos de Homens (EJUD/PI).

Sâmia Cristina Pereira da Silva
Bacharel em Serviço Social – UFPI; Tecnóloga em Gestão de Recurso Humanos – IFPI; Analista Judiciário/Apoio Especializado do TJPI; Membro da CEJAI (Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional) e do Núcleo de Justiça Restaurativa do TJPI.

 

FONTE: EJUD-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email