Ejud-PI e Coordenadoria Judiciária da Infância e da Juventude promovem 1º Curso Online de Adoção

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) e a Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (Cejij) promoveram o 1º Curso Online de Adoção no Piauí. O curso foi realizado de 13 a 19 de outubro, via Plataforma Cisco Webex Meetings.

O Curso de Adoção é condição indispensável para o processo de adoção. Após a certificação da presença integral dos participantes nas atividades da capacitação, é permitida a inclusão dos concludentes no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O CNA foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de uniformizar os procedimentos referentes à adoção no país.

“Para não paralisar os processos, resolvemos realizar o curso de modo on-line. A avaliação é muito positiva. Este curso foi orientado pelo corpo técnico da Cejij, com apoio da equipe técnica da Prefeitura de Teresina que trata do sistema de garantia de direitos à convivência familiar, e essa parceria se estende também ao Ministério Público, à Defensoria Pública, à OAB, todo o sistema de garantia de direitos, e à sociedade civil”, explica a juíza Maria Luíza de Mello Moura e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina, acrescentando que, ao longo do curso, os postulantes a adoção receberam informações e formação sobre a adoção, tanto do ponto de vista jurídico quanto psicossocial.

O casal Graziela e Diego, que mora em Brasília, fala sobre a importância de poder participar do curso de maneira remota. “Agradecemos ao Tribunal de Justiça do Piauí por essa iniciativa, viabilizando para nós e tantas famílias participar do curso por videoconferência. Isso nos aproximou da realização do nosso sonho. Um ano e meio de espera nos foi poupado”, afirma Graziela.

Em 2019, a 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina efetivou a adoção de 23 crianças. Destas, 48% eram crianças do sexo feminino e 52% do sexo masculino. No Estado, há atualmente 220 crianças no Sistema Nacional de Adoção.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email