Início » TJPI » Destaques » Equipe do Núcleo de Memória do TJ-PI realiza expedição no interior do estado em busca de objetos históricos

Equipe do Núcleo de Memória do TJ-PI realiza expedição no interior do estado em busca de objetos históricos

 
 

Desta vez, a equipe do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí – PRODOC/TJPI, que constitui o Núcleo de Memória Judicial, percorreu as cidades de Amarante, Floriano e Jerumenha, em busca de documentos, processos, objetos e demais registros de valor histórico, que integrarão o acervo do Museu Judiciário Piauiense.

Em Amarante, a equipe foi recebida pelo Juiz Titular, Netanias Batista de Moura, que, na oportunidade, apresentou uma fotografia do primeiro juiz daquela comar

ca, José Mariano Lustosa do Amaral, quando a cidade de São Gonçalo do Amarante era agregada à cidade de Regeneração, antiga comarca de São Gonçalo, em 1864. O Magistrado também assumiu o cargo de Desembargador no estado de Goiás, paralelamente à carreira na magistratura, ingressando na política partidária, conforme era permitido aos magistrados naquela época, filiando-se ao partido liberal. Em 1850, chegou a ser eleito deputado provincial, reelegendo-se para as legislaturas iniciadas em 1852, 1854 e 1856. Faz-se intransigente aliado do presidente da província, José Antônio Saraiva, pugnando na Assembleia Legislativa Provincial em defesa da transferência da Capital do Piauí, de Oeiras para Teresina.

Já em Floriano, cidade a 251 km da capital, Teresina, a equipe foi recebida pelo Juiz Noé Pacheco de Carvalho e o Diretor do Fórum Juiz Marcus Klinger que disponibilizam vários documentos antigos e peças de valor histórico para a memória do Judiciário do século XX.

Na cidade de Jerumenha, a equipe contou com o apoio do Juiz Titular da Comarca da cidade, Breno Borges Brasil e os servidores José Olímpio Pereira da Silva e João Francisco Tomaz da Silva, Analistas Judiciários do TJPI. Na oportunidade, resgataram um Púlpito, uma peça rara, do século XX usado nas audiências, além de dezenas de livros e atos históricos de processos, cíveis e criminais, que serão destinados para exposição no Museu do Judiciário.

Ata da eleição presidencial de 1930. Júlio Prestes obteve 77 votos, e Getúlio Vargas, 47, registro encontrado na comarca de Jeromenha Piauí.

Segundo o Professor Willame Carvalho e Silva, Secretário do Núcleo de Memória, a viagem pode ser resumida em uma “expedição exitosa”.

“Foi uma expedição proveitosa, em que pudemos conhecer mais de perto a história do Judiciário do nosso estado e, certamente, irá servir de grande conhecimento para todos que visitarem o museu”, finalizou Willame Carvalho.

Nas viagens ao interior do Estado a equipe do Núcleo já resgatou quase 100 peças que devem ser expostas no dia 01 de outubro deste ano. Confira alguns dos artefatos históricos:

1. Púlpito Jerumenha
2. Púlpito Oeiras
3. Ata eleição Júlio Prestes/Getúlio Vargas
4. Quadro Desembargador Amaral
5. Livro de Registro de Escravos, Amarante
6. Urnas eleições tribunal do Júri
7. Sinos centenários tribunais do Júri, Castelo
8. Togas centenárias
9. Livros e documentos dos séc XVIII e XIX
10. Mobiliário Tribunal Pleno
11. Quadros / Galeria dos desembargadores
12. Exposição fotográfica Dinavan Fernandes Araújo
13. Máquinas de Escrever
14. Carimbos
15. Documentos históricos das comarcas de Marvão, Jerumenha, Paranaguá, Amarante, Campo Maior, Parnaíba e Oeiras

Participaram da expedição os servidores: Vice-Presidente do Núcleo de Memória Judicial, o Juiz de Direito Edson Alves, acompanhado do Secretário Executivo do Núcleo de Memória Judicial Rafael Dantas Nery e membros titulares do Núcleo de Memória.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email