Ex-Servidor do TJ-PI é empossado juiz no TJ- AM

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

O juiz Nilo da Rocha Marinho Neto foi empossado, na manhã da última segunda-feira (28), em cerimônia virtual, como juiz substituto de carreira, juntamente com Eunilton Alves Peixoto, do Ceará, e Michael Matos de Araújo, do Rio de Janeiro. Os novos juízes irão reforçar as atividades jurisdicionais no interior do Estado do Amazonas.

A abertura oficial do evento foi realizada pela presidente do TJ-AM, em exercício, desembargadora Carla Reis. Em seguida, ocorreu a leitura dos Termos de Posse dos novos magistrados e o magistrado Nilo Rocha prestou o compromisso legal (juramento), com os novos juízes, assinando o documento que formaliza o ingresso na nova função.

Após a declaração de empossados, teve início a aposição das vestes talares (as togas) dos novos juízes.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador José Ribamar Oliveira, também discursou durante a cerimônia e parabenizou os novos magistrados, entre eles, juiz Nilo Marinho Neto, que exerceu durante 11 anos o cargo de analista judiciário, tendo, entre outras funções, assessorado desembargadores da Corregedoria, da Presidência e da Vice-presidência do tribunal piauiense.

 

“Embora jovem, o doutor Nilo traz a sua expertise na ciência do Direito, seu caráter probo e proativo e seu valoroso senso de justiça, humanidade e empatia. Além do profundo conhecimento acerca da legislação, um juiz não pode perder de vista que está decidindo a vida de pessoas. No exercício da magistratura é necessário, mais que examinar os documentos, entender os problemas das pessoas e, ao exercer a magistratura, não podemos nos distanciar dos fenômenos sociais. Desejo aos três novos magistrados um ‘Amazonas’ de sorte e sucesso”, declarou o desembargador José Ribamar.

Em nome de todos os juízes, Eunilton Alves Peixoto, fez o discurso de posse significando o momento de alegria por passarem a integrar o Tribunal de Justiça do Amazonas, e fez questão, também, de prestar solidariedade às vítimas da covid-19.

“Neste cargo de alta responsabilidade, teremos uma grande experiência de vida – pessoal e profissional – nas diversas regiões do Amazonas. No desempenho de nossas atribuições, com a atenção voltada ao atendimento do jurisdicionado, deveremos proporcionar distribuição de justiça, objetivando a pacificação social de conflitos”, comentou o novo juiz, acrescentando que, ao mesmo tempo em que vivenciam a alegria da posse, têm o sentimento de consternação pelos que foram afetados e faleceram em decorrência dessa doença. “Aos familiares e amigos destes, nossas condolências”.

Muito emocionado, ao final da solenidade, o juiz Nilo da Rocha Marinho Neto expressou a gratidão aos colegas de trabalho, familiares e amigos que os apoiaram nessa trajetória até a chegada à magistratura amazonense.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email